Rede de assistência técnica vai ser estruturada de forma regionalizada para dar suporte às equipes técnicas municipais
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai apoiar os municípios mineiros durante fase de execução do Plano Municipal de Educação (PME). Em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), uma rede de assistência técnica vai ser estruturada de forma regionalizada para dar suporte a cada uma das cidades do estado.
Com o apoio das Superintendências Regionais de Ensino (SRE), equipes vão ser responsáveis pela produção de dados e materiais, além do acompanhamento e consolidação geral do trabalho. Também vão cuidar para que o material esteja em consonância com a política nacional elaborada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério de Educação (Sase/MEC).
“Se os municípios cumprem as metas, o Estado mais facilmente vai cumprir as suas próprias, bem como a União. O MEC articula as redes de assistência técnica de modo que todos cumpram o plano decenal de educação. Não é um sistema de tutela. É muito mais uma afirmação de corresponsabilidade”, explica a subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais da SEE, Júnia Sales Pereira.
Segundo a subsecretária, a rede de assistência técnica também permite ao Estado aprofundar o conhecimento sobre as realidades regionais e, dessa maneira, implementar politicas públicas mais efetivas. Júnia Pereira ainda ressalta que a SEE tem trabalhado na elaboração do Plano Estadual de Educação, com previsão de ser entregue no segundo semestre de 2016.
Vagas abertas
As equipes que prestarão assistência técnica contaram com o apoio de avaliadores educacionais (mobilizadores locais) que serão contratados. Ao todo, são 37 vagas abertas pela SEE – a Undime também abriu vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 fevereiro mediante entrega da documentação, pessoalmente ou via Sedex, na Cidade Administrativa.
O resultado vai ser divulgado a partir de 7 de março deste ano. Todos os inscritos ficarão cientes dos prazos de realização da segunda fase por e-mail. As entrevistas vão ocorrer em cada Superintendência Regional de Ensino e na Undime. Será aprovado o candidato com maior pontuação nas duas fases.
Clique aqui para ler o edital na íntegra.