Até o dia 05 de fevereiro, profissionais das escolas deverão pensar os percursos e itinerários desenvolvidos pela escola e como ampliar esses percursos em 2016

As aulas só começam no próximo dia 11, mas desde ontem (1º/02) professores, especialistas, diretores e demais funcionários se reúnem nas escolas estaduais para darem início ao ano escolar. Até o dia 05 de fevereiro, os educadores estarão dedicados ao “Tempo de Planejamento”. Esses dias serão destinados ao planejamento das atividades que serão desenvolvidas na primeira semana de aula e os educadores deverão pensar os percursos e itinerários desenvolvidos na escola e ampliá-los em 2016.

“As escolas vão discutir a proposta pedagógica para o Ensino Médio Noturno e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que prevê nova organização dos tempos e espaços para os estudantes e educadores. É fundamental também que se discuta nesta semana a organização do atendimento a Educação Integral e ao programa Escola Aberta, que são programas previstos para iniciar no mês de fevereiro”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.

Para auxiliar no debate, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) encaminhou para todas as escolas da rede estadual de ensino orientações para a realização das atividades ao longo da semana. A Secretaria recomenda que seja feita a acolhida dos jovens que estiveram fora da escola e que voltaram a estudar a partir da campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM). Recomenda ainda que sejam pensados projetos e ações voltadas aos estudantes (crianças, jovens e adultos) no sentido de envolvê-los diretamente na construção das políticas e na gestão escolar.

A partir dessas discussões, as escolas deverão se organizar para receber os estudantes na próxima semana e cumprir o planejamento . Rodas de conversas, atividades artísticas, oficinas variadas, gincanas e torneios esportivos são algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas.

Currículo em Perspectiva

O dia 04 de fevereiro foi instituído pela Secretaria como dia escolar para o debate “Currículo em Perspectiva”. Neste dia, as escolas são convidadas a discutir seu currículo atual e apresentar propostas que visem a construção da melhoria da qualidade da educação mineira.

“É necessário que a escola faça um debate e busque respostas a algumas questões que revelem as intenções e objetivos do projeto de sociedade que almejamos para os nossos estudantes”, destaca Augusta Mendonça.

Neste dia, a escola também deve discutir a proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC) e, a partir da sua realidade, propor contribuições ao texto. As sugestões podem ser encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) até o dia 15 de março. A BNC é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica. Para dar opiniões e apresentar propostas, basta fazer um cadastramento simples no portal da Base. Para cadastros individuais, professores e estudantes devem preencher dados como nome, CPF, cidade e estado. Para os cadastros de redes de ensino e organizações da sociedade, além dos dados das instituições, é necessário indicar um responsável.

Enviar para impressão