No Prêmio Professores do Brasil, Minas Gerais conta com três finalistas

Na próxima quinta-feira (03/12), o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) vão anunciar os nomes das melhores iniciativas vencedoras dos prêmios Professores do Brasil (PPB) e Gestão Escolar (PGE) 2015. O resultado final só será conhecido às 16h, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), onde as cinco escolas finalistas e os 30 professores por categoria vão receber o troféu e a premiação correspondente à colocação.

O Prêmio Professores do Brasil seleciona professores que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos a partir de experiência vivida na sala de aula. Dos 30 professores finalistas do Prêmio, três são mineiros: Cleide Aparecida Gonçalves de Sousa, da Escola Municipal Pedro Aleixo, de Belo Horizonte; Emanuel de Oliveira Dias, a Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, de Caratinga; e Uanderson de Jesus Menezes, da Escola Estadual João XXIII, de Ipatinga.

Neste ano, das 7.810 escolas participantes, 27 foram selecionadas destaques estaduais. Dessas, cinco compõem o grupo de finalistas do PGE 2015. O Prêmio Gestão Escolar avalia as boas práticas e busca incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promoção de ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Entre os dias 1º e 02/02, os professores finalistas e gestores das escolas finalistas participam do Workshop Iniciativa Educadores do Brasil, com mesas temáticas e oficinas.

Veja aqui a lista dos professores e escolas finalistas

Iniciativa Educadores do Brasil

A iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Consed e Undime, visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Leia Mais:
- Seminário promove a troca de experiências entre educadores mineiros que se destacaram na Iniciativa Professores do Brasil

- Dois professores da rede estadual mineira estão entre os finalistas do Prêmio Professores do Brasil

Enviar para impressão