Reunião com diretores de escolas da região mostrou também ações implantadas em 2015
Nesta segunda-feira (30/11), em Almenara, a Secretaria de Estado de Educação realizou uma grande reunião de trabalho com diretores de escola da região para apresentar as principais diretrizes e ações implementadas em 2015 e as perspectivas para 2016. O redesenho do ensino médio foi um dos destaques do encontro. A proposta foi apresentada pela subsecretaria de Educação Básica, Augusta Mendonça.
O programa Convivência Democrática, que tem por objetivo combater e prevenir todo o tipo de violência no ambiente escolar, as campanhas Afroconsciência e Virada Educação Minas Gerais (VEM), o investimento na formação dos professores e a melhoria na infraestrutura das escolas também foram destacados por Augusta Mendonça.
Já a professora Cecília Cristina Resende Alves, Superintendente de Juventude e Ensino Médio, apresentou para os diretores, de forma inédita, algumas ações que estão sendo planejadas para 2016 em relação ao ensino médio. O esforço da Secretaria de Estado da Educação é implementar mudanças que possibilitem a permanência dos jovens de 15 a 17 anos na escola. Há em Minas Gerais cerca de 160 mil adolescentes nesta faixa etária fora da escola. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação promove a campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM), que visa estimular esses jovens a voltar aos estudos. E para tal, realiza rodas de conversa entre alunos e profissionais da educação para diagnosticar o que é necessário mudar para que a escola fique mais atrativa para a juventude, como a que acontece nesta quarta (1º/12) na cidade e que reúne educadores e estudantes do Território Médio e Baixo Jequitinhonha.

A reabertura de turmas de ensino médio no período noturno com a consequente readequação da organização escolar para esse turno, o investimento em ensino profissionalizante sob a ótica das realidades locais, com o aproveitamento das experiências da comunidade e em parcerias com os programas federais como o Pronatec, foram algumas das iniciativas citadas pela superintendente Cecília Cristina.
No período da tarde, a professora Rogéria Figueiredo, coordenadora das Ações de Educação Integral, também fez uma apresentação após o relato dos responsáveis pelas ações de Educação Integral na cidade de Jordânia. Rogéria ressaltou a importância do entendimento do significado da Educação Integral e lembrou que a meta até 2018 é o atendimento a 310 mil alunos com essas ações.
Ao final do encontro, os diretores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas, estreitando assim a relação com os representantes da Secretaria de Estado de Educação. O diálogo com as regionais, por meio dos superintendentes, diretores e professores, é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Educação.