O conteúdo inclui materiais de divulgação e de apoio

O Ministério da Educação (MEC) está construindo a Base Nacional Comum Curricular, que pretende deixar claros os conhecimentos e habilidades essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde a educação infantil até o ensino médio. Para que o documento contemple a pluralidade do País, o documento base está disponível para consulta no Portal da Base Nacional Comum Curricular (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio) e recebe contribuições de toda a população.

As contribuições podem ser feitas individualmente, por organizações e pelas escolas. Para ajudar a informar mobilizar a escolas e professores, o Movimento pela Base Nacional Comum (http://movimentopelabase.org.br/kit-mobilizacao) disponibilizou materiais práticos de apoio e guias de como fazer a leitura crítica da Base.

Os materiais disponibilizados dão diversas dicas, entre elas como apresentar a base para a equipe da escola, o que pode ser feito para mobilizar a rede e como organizar uma leitura crítica da Base. Também há materiais para impressão e divulgação da Base disponíveis, como um cartaz convidando professores a participarem da elaboração do documento, e vídeos explicativos voltados para os educadores.

Todo o material está disponível no site do Movimento pela Base Nacional Comum (http://movimentopelabase.org.br/kit-mobilizacao), que é um grupo não governamental de profissionais e pesquisadores da educação que atua, desde 2013, para facilitar a construção de uma Base de qualidade. O Movimento promove debates, produz estudos e pesquisas, investiga casos de sucesso em vários países e entrevista inúmeros alunos e professores.

Já a colaboração pode ser feita no Portal da Base Nacional Comum, canal do MEC que também inclui materiais que podem ajudar o cidadão a elaborar suas colaborações para o documento. No link Biblioteca, está reunido um material que pretende dar visibilidade à produção que resultou de discussões que aconteceram nos últimos anos em torno dos direitos à aprendizagem. Isso inclui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros curriculares Nacionais e outros documentos.

Enviar para impressão