As 47 Superintendências Regionais de Ensino vão mobilizar mais de 80 mil estudantes nas caminhadas no interior de Minas Gerais e na Região Metropolitana de BH

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, mais de 80 mil estudantes e centenas de profissionais da Educação saem às ruas para promover a igualdade racial e o respeito à diversidade e destacar o importante papel do negro na sociedade. Na data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) promove a 1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, uma mobilização que envolve todas as 47 superintendências regionais de ensino (SRE). O evento é uma iniciativa inédita da SEE e acontecerá simultaneamente, de 8h às 11 horas, em todas as regionais e deve reunir mais de 800 escolas do Estado. Essa agenda faz parte da Campanha AfroConsciência, lançada em março deste ano pela SEE, que difunde o importante papel que a cultura e a história africanas desempenha na formação da identidade e da diversidade do nosso País.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, marcará presença na caminhada na Cidade Administrativa de Minas Gerais, que vai receber cerca de 450 estudantes de 12 escolas estaduais que integram a SRE Metropolitana C. Em Belo Horizonte, a Caminhada da Promoção da Igualdade Racial acontecerá ainda em outros dois pontos da cidade. A SRE Metropolitana A vai levar cerca de 500 alunos de 12 escolas para o PlugMinas, no bairro Horto, para caminhar no entorno da unidade, vestindo a camisa da Igualdade Racial e exibindo os cartazes produzidos por eles.

Outro grupo de estudantes de escolas da Metropolitana B partirá da Igreja Padre Eustáquio para o Centro Cultural do Bairro Padre Eustáquio, onde vão apresentar atividades de dança, música e teatro preparadas para discutir a temática da afroconsciência. A Metropolitana B também preparou uma mobilização em Contagem. Lá, os estudantes saem da Praça Iria Diniz, no bairro Eldorado, para o Sambódromo, onde também serão apresentadas atrações culturais que ressaltam a riqueza artística afro-brasileira. Só da Metropolitana B serão mais de 40 escolas participantes.

O diretor educacional da Metropolitana B, Alfredo Ananias Avelar, relata que as caminhadas da Regional foram planejadas como culminância do trabalho pedagógico realizado nas escolas ao longo do ano, no sentido da valorização das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. “Em uma visão mais ampla, a data contempla a todos os que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária e culturalmente diversificada”, comenta o diretor.

Mobilização no interior

Nas cidades do interior mineiro, as escolas também estão com a mobilização a todo vapor para a caminhada nesta sexta-feira. Na SRE de Campo Belo, no território Oeste, por exemplo, a caminhada vai acontecer em todos os 12 municípios da regional. “O evento será realizado com as escolas estaduais em parceria com as redes municipais de ensino e a proposta é partir das praças principais das cidades para percorrer as ruas com os cartazes que divulgam a campanha. Estão todos muito animados e engajados na Campanha da AfroConsciência e nossa intenção é que a temática esteja sempre presente em nossas escolas”, relata a diretora educacional Lúcia Helena Miranda Bastos.

Em Divinópolis, a previsão é que dois mil alunos participem da 1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, que vai começar na Praça da Catedral e terminar na Praça do Santuário. Serão cerca de 30 escolas mobilizadas na iniciativa, inclusive estudantes de escola especial e do centro socioeducativo. A programação contará com apresentações artísticas de cinco escolas e a participação de militantes de movimentos étnico-raciais. Montes Claros também está preparando um grande evento, que vai partir da Praça do Automóvel Clube, às 8 horas, e termina na Praça da Matriz. Serão cerca de 1.200 alunos de 10 escolas da cidade que vão participar da caminhada, que contará ainda com diversas intervenções culturais preparadas pelos estudantes com a temática da afroconsciência. O superintendente regional de ensino de Montes Claros, José Gomes Filho, salienta que outros 29 municípios da jurisdição da SRE também vão realizar suas caminhadas vestindo a camisa da Igualdade Racial.   

Em Coronel Fabriciano, está acontecendo, desde segunda-feira, a programação da Semana da Consciência Negra – Educação e Cultura Afro-Brasileira, evento realizado pela SRE de Coronel Fabriciano e a Prefeitura local. O evento promete uma programação diversificada e gratuita, sendo a maioria das atividades destinada a estudantes do município. Entre elas estão oficinas, exibição de filmes, roda de conversa, exposição de trabalhos artísticos e culturais, apresentações artísticas e culturais. As ações vão culminar na sexta-feira na Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, a partir das 8 horas, que vai partir da Praça Salgado Filho até a Praça da Estação.

Campanha AfroConsciência

A Secretaria de Estado de Educação lançou no início deste ano a Campanha AfroConsciência, que tem o objetivo de fomentar, por meio de diferentes iniciativas, ações nas unidades escolares para a superação do preconceito racial, na busca pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira, além de iniciativas que enfrentem o racismo e promovam a igualdade racial no âmbito educacional no Estado.

A base da Campanha AfroConsciência é a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares no Brasil. De acordo com o texto, os estudos de história e cultura afro-brasileira devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, de forma a resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política brasileira. A implementação da Lei 10.639 significa uma ruptura profunda com um tipo de postura pedagógica que não reconhece as diferenças resultantes do processo de formação nacional brasileiro. Outra mudança ocorrida a partir da aprovação dessa Lei foi a inclusão, no calendário escolar, do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Enviar para impressão