Educadores de todo Estado participam de curso, promovido em uma parceria da SEE com o Consulado da Espanha no Brasil

Oitenta educadores de 34 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) participaram nesta semana na Magistra, de curso de aperfeiçoamento e atualização em língua espanhola. Foram 350 inscritos na fase inicial de seleção. Os critérios para participação foram : não-participação nos dois últimos cursos e atuação no ensino médio e fundamental.

De acordo com a Analista Educacional e coordenadora do curso, Kátia de Laura Borges, o convênio existe desde 2006 e visa aprimorar o conhecimento da língua e da história da Espanha junto aos profissionais da educação. Foram 40 horas em cinco dias de curso, iniciado em 9 de novembro.

Parceria SEE e Embaixada da Espanha promove curso  de atualização para Educadores. Foto: Elian Oliveira/SEE

 Daiana Santos Machado, da Escola Estadual Monsenhor Gustavo, de Montes Claros, considera ser muito importante o curso, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de conhecimentos. “Acho que deveriam promover essa capacitação nas próprias escolas”. Ela fez o curso de Letras na Unimontes e dá aulas há dois anos na rede estadual.

A boliviana Nadia Tito Atahuicui Alvarez, da Escola Estadual Nossa Senhora da Paz, viu no curso uma possibilidade de compartilhar sua cultura e a conhecer mais a cultura brasileira, “é uma forma de enriquecer meu português, ao mesmo tempo em que estudo a história da origem de minha língua.” Nadia considera que o curso proporciona experiências inovadoras em métodos de ensino, que indicam como lidar com as novas gerações, além da rica troca de experiências ente os professores de origem espanhola e das várias partes do estado de Minas.

Professores elogiaram o alto nível do curso. Foto: Elian Oliveira/SEE

Tiago Henrique, professor do ensino médio, no bairro Alterosa, em Betim, leciona o Espanhol há três anos e se disse surpreso com as dinâmicas oferecidas que “indicam ferramentas a serem usadas em sala de aula”.


O curso trata também de aspectos da história e cultura espanhola e é ministrado a cada dois anos. Uma parceria entre a Consejeria de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil e a SEE.

Enviar para impressão