Mais de cinco mil alunos da rede participarão, em novembro, de atividades no Centro Esportivo da Universidade no Coração Eucarístico

Alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, e idade entre 6 e 10 anos, de escolas estaduais participam neste mês de novembro de atividades esportivas e educativas organizadas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, o projeto “Vem pra PUC”, uma ação de vivências cujo objetivo é contribuir para o sucesso pedagógico da escola.

Serão atendidos aproximadamente 600 alunos por dia, divididos em dois turnos de 300 alunos, num total de 5 mil estudantes, acompanhados de professores de Educação Física e monitores do Complexo Esportivo, além dos Professores Regentes das turmas e Analistas Educacionais da Superintendências Regionais de Ensino (SRE) das Metropolitanas A, B e C.

Participaram alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Foto: Divulgação PUC Minas

É a primeira vez que as escolas estaduais participam. Neste primeiro momento, serão inscritas escolas das SREs Metropolitanas A (2.000 vagas), B (1.500) e C (1.500). Os critérios de escolha das escolas, segundo Maximiliana Greggio Ramos Ferreira, analista Educacional, Equipe, Currículo e Formação da Escola Fundamental da SEE, levaram em conta as unidades situadas no entorno da Universidade. As demais foram selecionadas pelas SREs, observando-se a vulnerabilidade social, sendo que a Metropolitana C priorizou as escolas de Ribeirão das Neves.

Segundo Maximiliana, a participação das escolas estaduais levou em consideração o aproveitamento de outros espaços, além da sala de aula, como potencial pedagógico, educativo, compreendidos como oportunidade de formação e interação com outras pessoas. “É preciso reconhecer a importância da atividade lúdica na aprendizagem, como jogos e brincadeiras, como natural na infância, provocando impacto na construção de várias funções psicológicas, como atenção, memória, imaginação e criatividade.”

O desenvolvimento de relações afetivas entre os pares e com o professor é outro ponto considerado positivo da ação: “Vemos nesses jogos uma forma de provocar impacto na sociabilidade”, pontua a analista. “São oportunidades de estabelecer e cumprir regras, socialização e atuação no desenvolvimento da motricidade”.

Participam estudantes de escolas das SREs Metropolitanas A, B e C. Foto: Divulgaçao PUC Minas

O projeto “Vem Pra PUC” teve início no primeiro semestre, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de BH, e consistiu em aulas e passeios fora do ambiente escolar, explica Vanessa Santos, da equipe de gestão do Complexo Esportivo da PUCMinas. Foi dirigido a escolas particulares e públicas municipais da capital, e contou com a participação de 695 alunos.

A previsão, com a parceria com a SEE, é de atender a 7.059 alunos neste semestre. “Temos também como objetivo fortalecer o reconhecimento da Educação Física como área de conhecimento que pode ser aplicada em todas as disciplinas. Se houver interesse, qualquer matéria pode se adequar a um projeto pedagógico”, afirma Vanessa Santos.

Neste programa, serão disponibilizadas quatro opções de oficinas desenvolvidas no Complexo Esportivo da PUC: Circuito de Atletismo (corrida, saltos em altura e à distância); Circuito de Circo (malabarismo, acrobacias e equilibrismo), Iniciação ao Circo (futebol com bolão, jogos e brincadeiras) e Esportes de Aventura (jogos e brincadeiras, slackline).

Enviar para impressão