Conservatórios Estaduais de todo o estado promovem mostras territoriais e incentivam o diálogo com produtores regionais. Hoje começa I Mostra de Juiz de Fora

A I Mostra Territorial do Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, de Juiz de Fora, teve início hoje e vai até o dia 31 de outubro, e reúne trabalhos artísticos de diversos segmentos. A iniciativa mobiliza escolas, profissionais e produtores culturais, provocando a discussão sobre projetos pedagógicos que envolvam o mundo musical.

A programação, oferecida gratuitamente para escolas, professores, alunos e toda a comunidade, está recheada de apresentações musicais, audição de alunos e atividades pedagógicas. Todas as escolas que desenvolvem as modalidades de ensinos de educação infantil, fundamental, médio, especial, jovens e adultos, e temáticas especiais estão convidadas a participar.

O Conservatório Estadual de Música de Uberlândia realizou ações em diversos pontos da cidade. Foto: Arquivo CEM Cora Pavan Capparelli

Os 12 Conservatórios de Música da Secretaria de Educação promovem, desde setembro, as Mostras Territoriais. A primeira foi em Leopoldina, que coincidiu com as ações da Virada da Educação. Um grande cortejo musical percorreu as ruas fazendo um arrastão cultural por escolas culminando num grande show em praça pública.

Já o Conservatório Estadual, Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia, mostrou ao público sua diversidade artístico-musical mobilizando milhares de pessoas em diversos pontos da cidade. A Mostra Territorial convergiu com o 5ª Mostra Música e Tecnologia que expôs os recursos tecnológicos e seu aproveitamento no mundo musical.

Fundadora do conservatório que leva o seu nome, Cora Pavan Capparelli, aos 89 anos considera que a entidade tem o traço de pioneirismo. “Tem uma verve do empreendedorismo. Registramos mais de 120 professores que sobreviveram doando seus conhecimentos ao conservatório. Hoje a pedagogia musical se desenvolve através de cursos regulares e livres e as apresentações, orquestras e grupos musicais são o exemplos da diversidade musical de Minas Gerais. Tenho na minha mente que estudar música faz bem para todo ser humano, sempre que podemos visitamos escolas estaduais e municipais. A música é um chamado às crianças para as salas de aula.”

As Mostras Territoriais são realizadas desde setembro. Foto: Arquivo CEM Cora Pavan Capparelli

Essas apresentações regionais, segundo Ricardo Pinto de Paula, responsável pelo acompanhamento dos conservatórios de Minas, pela SEE, oferecem autonomia de conversar e articular com os meios e produtores artísticos e culturais locais. “Estimula o empreendedorismo no setor de pessoas da própria comunidade. Ao mesmo tempo, abre espaços de intercâmbio com universidades e até mesmo conservatórios de outros países, ajudam a despertar as pessoas para a música, até mesmo como opção profissional”, pontua ele.

Os conservatórios, de acordo com Ricardo de Paula, além de ensinar a cantar, ler partituras e tocar, são referências como centros interescolares de artes. Oferecem curso de formação, mas também complementares e livres. Os cursos oferecidos são gratuitos e abertos a qualquer idade.

Os recitais, encontros musicais e oficinas são formas de a Secretaria de Estado da Educação incentivar as escolas a conhecerem os conservatórios levando os alunos a se interessarem pelo ilimitado universo da música.

Programação I Mostra Territorial Juiz de fora

Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano de Juiz de Fora
Rua Batista De Oliveira, 377 - Centro - Juiz de Fora-MG

De 26 a 31/10/2015 (segunda-feira a sábado)

Toda programação será oferecida com gratuidade total para as escolas, professores, alunos e pessoas interessadas.

Intercâmbio de Experiências com a Música na Escola

Dia 29/10/2015 - Quinta-feira

Local: Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano
Local: Auditório
Horário: 14h às 17h

Público: Professores de Arte, Professores de Uso de Biblioteca, Professores de Salas de Recursos, Professores dos demais conteúdos e Especialistas das escolas da rede estadual de ensino.

Durante a atividade os participantes apresentam, em relatos verbais, registros já desenvolvidos sobre as atividades que possuem e as formas que desenvolvem a música na escola onde atuam considerando os campos:

- sala de aula;
- recreio;
- biblioteca;
- eventos internos;
- projetos da escola com suas comunidades.

Inscrições para participar do Intercâmbio de Experiências:

A escola poderá fazer a inscrição de seu (s) o Professor (res) e/ou o Especialista (s), representando a escola, interessados em participar da atividade, enviando nome da escola e o nome dos participantes para os emails

escola.68560@educacao.mg.gov.br
cemhfa2007@hotmail.com

Será conferido certificado eletrônico aos participantes.

Mais informações poderão ser obtidas com a direção do Conservatório Estadual de Música Haydée França Americano, pelos telefones: (32)3218-0731 (32)3314-3430

Observações:
Não será necessário fazer inscrições antecipadas para assistir às apresentações e audições musicais dos alunos.

Enviar para impressão