Divulgar a Física e a ciência em geral como algo importante para uma melhor formação do cidadão, além de conquistar novos talentos para área. Esses são os principais objetivos da coordenação estadual de Minas Gerais da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), cuja oitava edição será realizada no segundo semestre deste ano em todo o país. A expectativa da organização é aumentar o número de participantes mineiros na OBF de 2006. No ano passado, 5.176 estudantes de 366 escolas de ensino médio de Minas Gerais participaram da olimpíada.
Segundo o coordenador da OBF em Minas Gerais, José Roberto Tagliati, que é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a principal motivação dos alunos que participam é vencer o desafio de encarar uma disciplina ainda considerada difícil pela maioria dos estudantes. "A participação causa discussão entre eles e aí há um favorecimento para um melhor conhecimento", diz.
A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.
As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da OBF, poderão ser feitas até o dia 15 de julho. Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos quiserem de suas escolas, para a primeira fase da OBF, cujas provas ocorrerão no dia 12 de agosto. O prazo para a inscrição dos alunos vai até 9 de agosto. Em 2005, participaram 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. O objetivo da SBF é que neste ano o número de estudantes cresça para 80 mil. Mais informações: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/
FALE DIRETO COM A FONTE:
José Roberto Tagliati
(32) 3229-3313, ramal 201