As contribuições podem ser feitas individualmente, por organizações e pelas escolas

O Ministério da Educação (MEC) quer a ajuda da sociedade para a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNC). O documento, que está sendo construído pela Secretaria de Educação Básica do MEC, será um instrumento de referência para a construção do projeto Político-Pedagógico das escolas. O objetivo é que ele oriente a elaboração do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, públicas ou particulares.

Qualquer pessoa que quiser contribuir poderá fazer parte dessa construção. Um texto preliminar está disponível no Portal da Base Nacional Comum Curricular até 15 de dezembro. No mesmo portal, é possível dar a sua contribuição para a construção do documento final.

Para deixar a colaboração no sistema, é preciso, em primeiro lugar, fazer um cadastro. Após logar no sistema, o usuário poderá acessar suas áreas de interesse, que são indicadas no momento do cadastro. Para cada texto e cada objetivo de aprendizagem será possível indicar uma avaliação e propor alterações, exclusões e inclusões.

Organizações, como instituições de ensino superior e grupos de sociedade civil, também podem contribuir com a discussão pelo sistema.

Veja o vídeo e conheça a proposta do MEC:

 Escolas

As escolas também podem dar sua contribuição para a construção da Base Nacional Comum Curricular. Para que essas sugestões reflitam o que servidores, alunos e comunidade escolar realmente querem, o MEC propõe que a BNC seja discutida antes que essas sugestões sejam inseridas no sistema.

A Secretaria de Educação reforça esta orientação do MEC, orientando as escolas estaduais mineiras, na construção de sua proposta, sobre a necessidade de análise dos princípios orientadores na Base, sua organização por áreas de conhecimento, os objetivos de aprendizagem das áreas específicas e os componentes curriculares que as compõem.

Para participarem, as escolas podem efetuar o cadastro no portal da Base, utilizando o código da escola e o CPF do diretor.

 

Enviar para impressão