Feira foi realizada em Santa Rita do Sapucaí


Ao longo desta semana, estudantes de Belo Horizonte e do município de Mateus Leme participaram da primeira edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecete). A iniciativa consistiu em uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos por estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de todo o Estado.A Feira foi realizada na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), em Santa Rita do Sapucaí.

A Fecete recebeu ideias de escolas públicas e particulares de todo o Estado. Entre os projetos apresentados esteve o da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, de Belo Horizonte. Os ‘Óculos da Privacidade’ visam resolver o problema da privacidade de informações em um ambiente coletivo, permitindo que apenas a pessoa com os óculos enxergue o que está na tela de um computador. Quem está fora, vê a tela em branco.

Alunos da  Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes apresentaram projeto na feira. Foto: Arquivo da escola

A Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, de Mateus Leme, participou da Feira com sete projetos: “A batata milagrosa: estudo das propriedades medicinais e das características botânicas”, “A medicina do café”, “As propriedades medicinais, industriais e populares da Ricinus communis, planta conhecida popularmente como mamona”, “Construção de uma brinquedoteca com materiais recicláveis na Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro para a inclusão de estudantes com deficiências”, “Desenvolvimento de um aplicativo de auxílio para idosos”, “Janitor Space: um protótipo capaz de diminuir a poluição espacial” e “Os benefícios do suco Detox para a saúde: um estudo de caso”.Já a Escola Estadual Estadual Manoel Antônio de Sousa, do mesmo município, participou da iniciativa com o projeto “Comprovação do Potencial da Planta Batata Yacon (smallanthus sonchifolius) e sua aplicação em pomada fitoterápica”.

Os projetos que participam da iniciativa serão avaliados por um Comitê de Avaliação designado pela Comissão Organizadora. O Comitê avaliará a qualidade do trabalho científico, o nível de compreensão que o estudante possui sobre sua pesquisa e área de estudo. Os melhores trabalhos receberão certificados e medalhas.

Enviar para impressão