Na sua apresentação, secretária mostrou um quadro geral da educação em Minas
Cerca de 200 supervisores de escolas públicas mineiras estão reunidos em Belo Horizonte até a próxima quinta-feita (08/10) no XXXV Encontro Estadual de Supervisores Pedagógicos. Com o tema “especialista em educação: premissas de competências e habilidades necessárias ao seu desempenho”, o evento pretende discutir os novos desafios enfrentados pelos educadores diante da tarefa de contribuir para uma escola capaz de responder as necessidades educacionais.
A secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo participou da abertura do encontro, realizado ontem (05/10), e teve a oportunidade de falar sobre a educação pública do Estado para os participantes. “Educação é nosso maior patrimônio. Se não cuidarmos de nossas crianças e de nossos jovens, nada fará sentido. Essa é uma tarefa desafiadora e por isso estou muito feliz de estar nesse encontro. A gente tem aqui um grupo de profissionais muito importantes para a construção de uma agenda pedagógica para a garantia do direito à educação”, afirmou a secretária.

Para demonstrar aos profissionais que participaram da abertura como eles podem ajudar nessa construção, a secretária mostrou dados gerais da educação do Estado, como resultados de avaliações, distribuição dos alunos nas redes e de escolas rurais. Foram dados que demonstraram, de forma geral, como estão as escolas e alunos da rede estadual. Na apresentação, foram incluídas também informações do que a Secretaria está fazendo pelos profissionais que atuam na rede, pelos alunos e pelas escolas.
O encontro
O encontro continua essa semana, com uma programação que inclui palestras com pessoas ligadas à educação mineira, como representantes da Conspiração Mineira pela Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e universidades. O evento é organizado pelo Sindicato dos Profissionais Especialistas em Educação do Ensino Público de Minas Gerais (Sindespe-MG) e pela Associação Mineira de Supervisores Pedagógicos (Amisp-MG).
Gysélia Castro Pinto, presidente do Sindespe, ressalta que a programação do encontro tem muito a trazer para o trabalho desses profissionais. “Nesses dias, teremos a oportunidade de avaliarmos nosso trabalho, planejar, replanejar, auscultando a realidade que nos envolve, além de transformar as informações e os conhecimentos em atitudes que levem à conquista dos objetivos: orientar e assessorar o professor no seu trabalho na sala de aula e na complementação e suplementação pedagógica”.