Reunião foi realizada nessa terça-feira

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu na manhã desta terça-feira (29/09) o embaixador da Nigéria, Adamu Azimeyel Emozozo, e sua comitiva. Durante a reunião, eles discutiram a possibilidade de criação de um acordo de cooperação que envolveria o ensino da Língua Inglesa e da cultura Yorùbá, além do ensino técnico.

A secretária Macaé e equipe da Secretaria se reuníram com o embaixador da Nigéria nesta terça-feira. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

“Já temos uma história de aproximação com a Nigéria por meio do Instituto Yorùbá, que proporciona aos alunos das escolas estaduais o conhecimento da cultura e da história nigeriana. Esse nosso encontro é uma possibilidade de conversar sobre possibilidades de maior cooperação não só na capacitação de professores como em aspectos ligados ao estudo da história da África, que é uma grande demanda que temos. Temos muito interesse em construir uma cooperação e também temos experiências que podemos compartilhar”, ressaltou a secretária Macaé Evaristo.

O embaixador da Nigéria, Adamu Azimeyel Emozozo, destacou que o interesse do país é no ensino profissional. “É uma honra estar aqui em Minas Gerais. Reconhecemos que a Educação é o princípio e consumação de todo desenvolvimento humano e qualquer coisa que a sociedade faça tem que ter uma base sólida de Educação. Reconhecemos o sucesso alcançado pelo Brasil na experiência com cursos profissionalizantes e a Nigéria gostaria de aprender com o país. Temos a possibilidade de propor um intercâmbio para o ensino da Língua Inglesa e da cultura Yorùbá nas escolas”.

A reunião também contou com a participação da equipe da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais da Secretaria de Estado de Educação.

 ‘Educar com Arte Africana’

A Secretaria de Estado de Educação desenvolve em parceria com o Instituto de Arte e Cultura Yorùbá o projeto ‘Educar com Arte Africana’. A iniciativa visa apresentar a cultura africana para os estudantes por meio da arte. Durante a realização do projeto, os alunos têm a oportunidade de aprender com artistas africanos um pouco mais da cultura e de participar de oficinas de artes. A culminância do projeto consiste em uma exposição de telas criadas pelos alunos.


Este ano, o projeto que terá início no mês de outubro e contará com a participação de 60 escolas estaduais localizadas em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa irá beneficiar três mil alunos.

Enviar para impressão