Atividades tiveram início na última segunda-feira (21/09) e serão realizadas até o dia 25 /09

Até a próxima sexta-feira (25/09), oito estudantes de escolas públicas e privadas de Minas Gerais participam das atividades do Parlamento Jovem Brasileiro. As atividades acontecem em Brasília e, durante uma semana, eles terão a oportunidade de participar de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde simularão a atuação de um deputado federal. De todo o país, foram selecionados 78 projetos.

A ação tem como objetivo despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Com a experiência, espera-se que os jovens tenham melhor compreensão sobre o Poder Legislativo e sobre participação e cidadania. Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes tiveram que escrever projetos de lei de temas de interesse de todo o país como: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Neste ano, foram inscritos cerca de 1.785 mil projetos de lei, encaminhados por jovens de todo o país.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa; recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Confira aqui a lista de estudantes que participam da edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro.

Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro, ou PJB, como é normalmente chamado, é uma oportunidade única para os estudantes de ensino médio vivenciarem na prática, por uma semana, na Câmara dos Deputados, a simulação do trabalho dos Deputados Federais, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o país.

Os estudantes selecionados são empossados como Deputados Jovens e participam ativamente de uma simulação de todo o processo legislativo, mostrando o seu potencial de fazer diferente e de mudar a realidade à sua volta.

Enviar para impressão