O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF), de Montes Claros, completa 45 anos de vida. Para comemoração de seu aniversário está sendo realizada a Semana da Cultura, de 03 a 11 de novembro, com apresentações de recitais, concursos, festival de dança, exposição de artes plásticas e apresentação de peças teatrais envolvendo professores, alunos, artistas locais e nacionais. A primeira Semana da Cultura foi criada em 1969 para comemorar o aniversário do patrono do conservatório, Oscar Lorenzo Fernândez.

Segundo Sandra Soares, coordenadora do departamento de cultura do conservatório, a Semana serve como vitrine para mostrar o trabalho realizado com os alunos e integrar a escola com a comunidade, além de trabalhar a questão do convívio entre os estudantes, artistas, professores e público.

O Conservatório Lorenzo Fernândez atende hoje cerca de 4500 alunos em Montes Claros e Bocaiúva e é considerado o maior conservatório estadual de música da América Latina.

O CELF oferece cursos de Educação Musical -musicalização, canto, instrumento (bateria, clarinete, flauta doce, flauta transversa, piano, saxofone, teclado, trompete, violão, violino e violoncelo) – e Cursos Técnicos (decoração, canto, instrumento (clarinete, flauta doce, flauta transversa, piano, saxofone, teclado, trompete, violão, violino e violoncelo), além de manter projetos como Conservatório na Rua e Semearte.

Projetos

No projeto Conservatório na Rua, professores do Lorenzo Fernândez vão até as escolas estaduais ensinar noções básicas de instrumentos musicais para os alunos. Eles trabalham também com a voz dos garotos que  no fim do ano montam um coral e se apresentam para a comunidade. Os estudantes que têm aptidão para a música vão fazer o curso no conservatório.

Com o Semerarte os professores do CELF capacitam professores de escolas estaduais, municipais e até particulares para que eles possam trabalhar artes plásticas, cênicas e música com seus alunos.

Programação da Semana da Cultura

03/11
20:00 – Abertura
- Concerto da Missa de Shubert
- Coral Lorenzo Fernândez e Grupo Câmara
04/11
18:30 e 20:30 – Ópera La Clemenza di Tito

05/11
20:00 – Quarteto ALFA

07/11
20:30 – (Tom da 3ª) – Vozes de Lá e Malacaxeta

08/11
20:00 – Grupo de Flautas Capella Montesclarense

09/11
20:00 - Banda Big Band

10/11
20:00 – Grupo Teatral OLHO DE GATO
              Leitura Dramática: Romão e Julinha

11/11
21:00 Encerramento
          - Tribo do Jazz

Enviar para impressão