Segunda etapa da competição será realizada no próximo sábado (12/09), às 14h30
As provas da segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão aplicadas no próximo sábado (12/09). Em Minas Gerais, 107.561 estudantes se classificaram para a segunda fase da competição. Destes 86.283 são alunos de 2.915 escolas da rede estadual de ensino e farão as provas em 1.671 centros de aplicação.
Clique aqui para conhecer seu local de prova.
As provas começarão às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas de prova. O teste será composto de seis questões dissertativas, nas quais os alunos devem explicar (escrevendo) como chegaram ao resultado e expor o raciocínio utilizado para resolver os problemas.
O resultado será divulgado no site da Obmep no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos com medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze), além de menções honrosas.
Obmep no país
Em todo o país, 888.822 alunos se classificaram para a segunda etapa da competição. As provas serão aplicadas no dia 12 de setembro, em 9.292 Centros de Aplicação espalhados em todo o país.
Todas as escolas participantes da segunda fase da Obmep vão receber, via Correios, os cartões de confirmação dos alunos. No entanto, se não tiverem recebido até agora, as escolas podem entrar no site da Olimpíada e, no espaço reservado a elas, imprimi-los.
No dia 12 de setembro, os alunos devem comparecer aos locais de prova com meia hora de antecedência e levar um documento original com foto.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por alunos do ensino médio.
Criada em 2005, a Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).