Ofício circular foi enviado pela Secretaria de Estado de Educação para as Superintendências Regionais de Ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) encaminhou para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) um ofício circular no qual declara letivo o dia 19 de setembro, data em que será realizada o movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM). As regionais deverão encaminhar o documento para as escolas estaduais e promover uma ampla divulgação do ofício.

Segundo o documento, as escolas deverão recompor seus calendários, substituindo um dos dias letivos previsto inicialmente no calendário escolar pelo sábado, 19 de setembro. Ainda de acordo com o ofício, o término do ano letivo, marcado para o dia 17 de dezembro, deve ser mantido.

Orientações

Para orientar as escolas sobre a realização da Virada e incentivar a participação de toda comunidade, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) encaminhou para as escolas e os educadores orientações e sugestões de atividades a serem desenvolvidas no dia 19. Confira aqui as orientações

A proposta é que os espaços das escolas e de seus entornos sejam ocupados com atividades diversas, pensadas e organizadas pela comunidade escolar, envolvendo principalmente os adolescentes e jovens. O dia 19 de setembro não é o fim da Virada, mas sim mais uma etapa do movimento que seguirá construindo de forma coletiva e democrática ações que contribuíam para melhorar a educação em Minas e garantir o acesso de todos a esse direito.

A Virada Educação

O foco da Virada é o adolescente entre 15 e 17 anos. O movimento quer trazer o adolescente que está fora da escola de volta aos estudos. E também aproximar a escola do universo do adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e o próprio adolescente, dentre outros.

Uma das ações da Virada é a realização de rodas de conversas nos territórios de desenvolvimento. Ao todo, serão realizadas 17 rodas. Dessas já foram realizadas dez nos seguintes territórios: Metropolitano (Belo Horizonte), Rio Doce (Governador Valadares), Zona da Mata (Juiz de Fora), Triângulo Norte (Uberlândia), Território Central (Curvelo), Vale do Aço (Caratinga), Vertentes (Barbacena) e Oeste (Divinópolis), Território Caparaó (Ponte Nova) e do Território Triângulo Sul (Uberaba).

Outras informações no site: http://novotempo.educacao.mg.gov.br/

Enviar para impressão