Movimento será realizado no dia 19 de setembro em todo o Estado

O dia 19 de setembro é marcante para a educação. É a data em que o educador Paulo Freire completaria 94 anos. Este ano, em Minas Gerais, o dia será ainda mais especial. As escolas da rede estadual de ensino e toda comunidade escolar estarão realizando o movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM).

Para orientar as escolas sobre a realização da Virada e incentivar a participação de toda comunidade, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está encaminhando para as escolas e os educadores orientações e sugestões de atividades a serem desenvolvidas no dia 19 . “A Virada do dia 19 de setembro não tem a intenção de ter um modelo único. A intenção é que cada escola, cada território crie seu movimento de reflexão para que possa mostrar as experiências que desenvolvem”, ressalta Augusta Mendonça, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica. Confira aqui as orientações 

A proposta é que os espaços das escolas e de seus entornos sejam ocupados com atividades diversas, pensadas e organizadas pela comunidade escolar, envolvendo principalmente os adolescentes e jovens. O dia 19 de setembro não é o fim da Virada, mas sim mais uma etapa do movimento que seguirá construindo de forma coletiva e democrática ações que contribuíam para melhorar a educação em Minas e garantir o acesso de todos a esse direito.

A Virada Educação

O foco da Virada é o adolescente entre 15 e 17 anos. O movimento quer trazer o adolescente que está fora da escola de volta aos estudos. E também aproximar a escola do universo do adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e o próprio adolescente, dentre outros.

Uma das ações da Virada é a realização de rodas de conversas nos territórios de desenvolvimento. Ao todo, serão realizadas 17 rodas. Dessas já foram realizadas oito nos seguintes territórios: Metropolitano (Belo Horizonte), Rio Doce (Governador Valadares) , Zona da Mata (Juiz de Fora), Triângulo Norte (Uberlândia), (Curvelo), Vale do Aço (Caratinga), Vertentes (Barbacena) e Oeste (Divinópolis). Nesta quinta-feira (03/09), estão sendo realizadas as rodas de conversa do Território Caparaó (Ponte Nova) e do Território Triângulo Sul (Uberaba).

Outras informações no site: http://novotempo.educacao.mg.gov.br/

Foto de capa: Veronica Manevy

Enviar para impressão