Virada Educação Minas Gerais também foi debatida na reunião, que teve início ontem e termina hoje

No segundo dia de reunião gerencial com os diretores das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE), a pauta foi pedagógica. Os gestores participaram de discussões sobre o eixo da inclusão e diversidade e educação integral. A agenda dos diretores em Belo Horizonte teve início ontem (01/09) e se encerra hoje. Essa é a quinta reunião gerencial realizada só este ano.

“Vamos fazer uma reflexão sobre as ações do eixo inclusão e diversidade na perspectiva da educação do campo, indígena e quilombola. Também vamos falar sobre a campanha da Afroconsciência e do Programa de Convivência Democrática nas Escolas, que está sendo discutido em ações intersetoriais com outras secretarias”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.

Em relação à educação integral, foi apresentada a equipe que está atuando na Secretaria de Estado de Educação, discutidas as ações que foram realizadas ao longo do primeiro semestre e a perspectiva para o segundo semestre. “Temos uma avaliação muito positiva, mas ainda temos alguns desafios pela frente”, destaca Augusta Mendonça. Até o momento, 1.623 escolas estaduais estão autorizadas a realizar as atividades da educação integral, beneficiando 107.035 estudantes.

Além das os aspectos pedagógicos, temáticas referentes à infraestrutura das escolas também foram discutidas.

A Virada Educação Minas Gerais também foi discutida na reunião. Aos gestores das SREs foram repassadas orientações e sugestões sobre como as escolas podem participar do movimento, que tem seu marco no dia 19 de setembro.

Essa foi a quinta reunião gerencial realizada este ano. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

Feira Brasileira Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas

Durante a reunião, também foi apresentada aos diretores a Feira Brasileira Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). “O nosso objetivo é fazer uma mobilização com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para que elas possam incentivar a participação das escolas tanto na visitação quanto na inscrição de trabalhos”, ressalta a coordenadora pedagógica do Museu Itinerante Ponto e uma das responsáveis pela organização da Feira, Lara Mucci. 

A Febrat está em sua terceira edição e este ano será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nela, serão apresentados 100 trabalhos de estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de diversos estados brasileiros.

Enviar para impressão