Estudantes e educadores vão discutir os problemas da escola e as estratégias para tornar o espaço educativo mais atrativo
Estudantes e professores de escolas estaduais de municípios que integram os Territórios Vale do Aço e Central participam nesta quinta-feira (27 de agosto) de duas rodas de conversa do movimento Virada Educação Minas Gerais (VEM) que acontecem simultaneamente em Caratinga e Curvelo. Serão cerca de 300 pessoas, nos dois municípios, reunidas durante todo o dia (de 9 às 17 horas) para discutir os problemas da escola e quais as estratégias possíveis para torná-la mais atrativa, em especial no Ensino Médio. Em Caratinga, a roda de conversa acontece na Unec (Centro Universitário de Carantiga) Unidade II, e em Curvelo, o encontro será na Faculdade Arquidiocesana.
O foco da Virada é o adolescente entre 15 e 17 anos. O movimento iniciado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) quer trazer o adolescente que está fora da escola de volta aos estudos. E também aproximar a escola do universo do adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante: pais, artistas, comunidade do entorno da escola, associações, educadores e o próprio adolescente, dentre outros.
Por meio de dinâmicas, discussões em grupos e apresentações, os adolescentes reunidos na roda de conversa serão chamados a dizer o que a escola tem de bom e o que falta nela para cumprir o papel que eles consideram importante. Os professores também responderão questões pertinentes à escola. A iniciativa da Virada aposta que os adolescentes e educadores poderão ser protagonistas das mudanças que possam ocorrer no Ensino Médio.
Todos os 17 territórios de desenvolvimento do Estado também vão contar com rodas de conversa regionais. A primeira roda reuniu mais de 600 pessoas no dia 11 deste mês, em Belo Horizonte, representando o Território Metropolitano. Os Territórios Triângulo Norte (Uberlândia), Vale do Rio Doce (Governador Valadares) e Mata (Juiz de Fora) também já realizaram suas rodas de conversa. Ao todo, foram inscritas 3.660 pessoas para estes eventos, sendo 1.820 estudantes e 1.840 professores. A participação dos estudantes e professores não é obrigatória. Para estas rodas, a SEE conta com o apoio do Unicef, que desenvolveu a metodologia e irá levar o movimento para outros 84 municípios do semi-árido do Estado de Minas Gerais que fazem parte do projeto Selo Unicef.
Com a intenção de ser um movimento contínuo, a Virada terá um momento de encontro e celebração, que vai acontecer no dia 19 de setembro, quando as escolas estaduais vão realizar debates, exibições de filmes, curtas-metragens e apresentações artísticas e culturais, dentre outras iniciativas a serem programadas pelas próprias escolas.
A Virada teve inspiração no evento de mesmo nome realizado ano passado na capital paulista pelo movimento Entusiasmo. Entre os parceiros da Virada Educação Minas Gerais estão o Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fórum da Juventude da Grande Belo Horizonte, Oficina de Imagens, Internet sem Fronteiras, Associação Imagem Comunitária e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, dentre outros.
Serviço:
Pauta: Rodas de conversa da Virada Educação Minas Gerais em Caratinga e Curvelo
Locais:
Caratinga: Unec Unidade II (Rua Niterói, s/nº - Nossa Senhora das Graças)
Curvelo: Faculdade Arquidiocesana (Rua João Pessoa, 88 - Centro)
Data: Dia 27 de agosto (quinta-feira)
Horário: de 9 às 17 horas