Formatura dos alunos que participaram do Programa Miniempresa foi realizada ontem e contou com a participação de 280 jovens

Esta semana, 280 estudantes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte encerraram sua participação na 16ª edição do Programa Miniempresa, realizado pela Junior Achievement em parceria com o Sebrae. Esses estudantes representam 14 escolas, entre elas cinco da rede estadual, que durante o primeiro semestre deste ano participaram de atividades com foco no empreendedorismo. A formatura dos estudantes foi realizada ontem (20/08), no Teatro Sesiminas.

O Programa Miniempresa proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança.

Ariadna Pereira, 15 anos, é aluna da Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, e ressalta que o Miniempresa mudou a sua vida e sua maneira de enxergar o empreendedorismo. “O Miniempresa nos ensinou sobre administração e empreendedorismo. Há poucos dias, fui aprovada em uma entrevista de emprego porque disse que participava do Miniempresa”, disse Ariadna.

As instituições de ensino participantes do programa são: Escola Estadual Maurício Murgel, Escola Estadual Ordem e Progresso, Escola Estadual Presidente Dutra, Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, Escola Estadual Pedro II, Colégio Claretiano, Colégio Dona Clara, Colégio Helena Bicalho, Colégio Maximus Palmares, Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário, Colégio Regina Pacis, Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio Santa Dorotéia, e Projeto Jovens Profissionais do Instituto Unimed-BH.

O Miniempresa

O programa é realizado durante quatro meses. A empresa criada pelos alunos tem suas ações vendidas, de acordo com o capital inicial estipulado, e paga impostos em valores correspondentes aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição de caridade escolhida pelos alunos participantes.

Enviar para impressão