Competição é realizada em Niterói, no estado do Rio de Janeiro

Tem início nesta quinta-feira (20), a última fase da Olimpíada Brasileira de Cartografia, no Rio de Janeiro. Entre as três escolas finalistas da competição está a Escola Estadual Odilon Behrens, em Barão de Cocais, na região metropolitana de Belo Horizonte. O torneio que está em sua primeira edição vai até o próximo dia 24.

Na expectativa para o bom desempenho na competição, o otimismo é um item que não falta na bagagem da estudante Dayane Ponciano, de 17 anos. “Estamos empenhados com a olimpíada e queremos voltar com a medalha de ouro. Fizemos aulas extras e com isso deu para entender melhor os temas da cartografia”, destaca ela que integra a equipe da escola na competição.

Também membro da equipe, Larissa Grazielle Onilis, de 15 anos, reforça o desejo de conquistar a competição. “Por mais que a classificação tenha vindo como uma surpresa para nós, estamos na última fase para ganhar. Eu estudei bastante para isso, inclusive nas férias de julho”, conta.

A equipe que representa a escola mineira é coordenada pela professora de Geografia, Cristina Maria Soares, e também conta com os alunos Rafael Pena, Dayane Ponciano, Ítalo Dias e Larissa Onilis. Além da instituição mineira, uma escola da cidade de Presidente Médice (Rondônia) e uma de Florianópolis (Santa Catarina) se classificaram para a última fase. Nesta etapa, os alunos realizarão um conjunto de atividades teóricas e práticas, inclusive uma corrida de orientação. As equipes ainda participarão de um minicurso na Universidade Federal Fluminense (UFF).

A olimpíada é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais:

Escola estadual mineira é finalista na ‘I Olimpíada Brasileira de Cartografia’