Kits foram enviados para as Superintendências Regionais de Ensino e elas serão as responsáveis por fazer a distribuição para as escolas estaduais e municipais

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está encaminhando para as escolas estaduais e municipais de Minas Gerais um Kit composto por revistas que apresentam os resultados das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Os kits foram enviados para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e elas serão as responsáveis por encaminhá-los às escolas. Além de todas as escolas estaduais, também receberão os kits as escolas municipais que participaram da edição de 2014 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e/ou do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

O kit é composto por uma revista do Simave, que fala, entre outras coisas, sobre a importância da apropriação dos resultados e da avaliação como indicador da qualidade da educação, além do resultado quantitativo por regional; uma revista de gestão, que traz o resultado individual por escola e reflexões para serem feitas com o corpo docente, alunos e comunidade de escolar; e revistas pedagógicas dos anos avaliados.

Kits com revistas pedagógicas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública  serão distribuiídos para escolas municipais e estaduais. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE, Maria Inez Barroso Simões, ressalta a importância dos educadores se apropriarem do material para o trabalho pedagógico. “Esse material vai permitir que a escola conheça seus resultados e se aproprie deles para que assim possa intervir em seu projeto pedagógico. Essas revistas possibilitam isso: conhecer o que ainda não foi vencido pelo aluno e reformular as ações para que o estudante possa ter sucesso. O material é um ponto de orientação importante”.

Resultados 2014

Os indicadores Proalfa e Proeb 2014 mantiveram-se estáveis, sem mudanças significativas, permaneceram no mesmo padrão de desempenho. O Proalfa apresentou uma proficiência média de 629,1, apresentando um leve crescimento em relação ao ano anterior (622,8) - 92,7% dos alunos estão no padrão recomendado de leitura e escrita.

No Proeb, as mudanças também não foram significativas e os resultados permanecem insatisfatórios. Em Língua Portuguesa, a proficiência média do 5º ano foi de 224,1, sendo que 51,2% dos alunos estão no padrão recomendado. No 9º ano do Ensino Fundamental, a proficiência média foi 256,9, com 37,8% de estudantes no padrão recomendado. Já no 3º ano do Ensino Médio, a proficiência média foi 281,3 e o percentual de alunos no padrão recomendado é de 37,3%.

Em Matemática os percentuais são ainda menores, exceto para o 5º ano, em que a proficiência média foi de 239,3, com 61,5% em padrão recomendado; no 9º ano, 265,5 de proficiência média e 23,2% encontram-se no padrão recomendado. No 3º ano do Ensino Médio, a proficiência média foi de 283,4 e apenas 4,4% estão em padrão recomendado de Matemática.

O Sistema Mineiro de Avaliação (Simave) é o instrumento para avaliar a qualidade do Ensino Fundamental e Médio do sistema público de educação do Estado, por meio do qual são realizadas as duas principais avaliações externas da secretaria, o Proalfa e o Proeb. As avaliações são desenvolvidas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Enviar para impressão