Inscrições de experiências devem ser feitas até 31 de agosto
Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições de trabalhos para a Medalha Paulo Freire, premiação voltada para a divulgação, reconhecimento e estímulo de experiências em educação de jovens e adultos. De abrangência nacional, o prêmio, concedido desde 2005, contempla iniciativas de inovação metodológica ou curricular.
Podem participar da premiação experiências que tiveram início anterior a julho de 2014, com execução durante todo o ano de 2015. Elas devem estar vinculadas às secretarias de educação, universidades, movimentos sociais e organizações não governamentais. As inscrições devem ser feitas pelas instituições no site http://medalhapaulofreire.mec.gov.br/.
Essa edição do prêmio tem como tema “A Articulação da Continuidade dos Estudos e a Interface com o Mundo do Trabalho na Perspectiva da Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida”. O resultado será divulgado em novembro, com a entrega das medalhas em dezembro.
A Medalha Paulo Freire é uma iniciativa do Ministério da Educação, sob a coordenação e execução da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (Cnaeja) e de representantes dos fóruns estaduais e distrital de educação de jovens e adultos.
Destaque mineiro
Em 2013, a Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, na zona da mata mineira, foi escolhida pelo Ministério da Educação para receber a Medalha Paulo Freire. Naquele ano, o MEC havia selecionado cinco projetos em todo o Brasil, e a escola mineira foi a única instituição da rede estadual do país a ser selecionada, com seu projeto Economia Solidária, que desenvolveu durante todo o ano de 2012, atividades voltadas para o resgate da autoestima dos alunos, incentivando-os a buscar uma colocação no mercado de trabalho.
(Com informações do Ministério da Educação)
Leia mais:
- Escola estadual de Piraúba será agraciada com Medalha Paulo Freire do Ministério da Educação
- Escola mineira com reconhecimento nacional