Participaram diretores de 13 escolas da região

Diretores de 13 escolas da região do Barreiro, em Belo Horizonte, se reuniram nesta quinta-feira (09/07) no “I Fórum de Educação Integral em Território Educativo do Barreiro”, ocorrido na Escola Estadual Celso Machado. O objetivo do encontro foi repassar e multiplicar o conhecimento de quatro diretoras de escolas da região que participaram em junho do “Seminário Internacional de Educação Integral: Práticas para uma Cidade Educadora”, no Rio de Janeiro.

Uma das diretoras que participou do evento no Rio é Eliane Oliveira França, da Escola Estadual Padre João Botelho, que contou o que viu no seminário internacional. “Nós ouvimos e vivenciamos experiências fantásticas de educação integral em uma perspectiva de ocupação de territórios educativos e das possibilidades que a escola e a comunidade têm de trabalhar com crianças e adolescentes em uma perspectiva de integralidade”, conta. A gestora destaca ainda que, nas 13 escolas que se reúnem hoje, cerca de dois mil alunos participam de ações de Educação Integral.

Quatro diretoras que participaram do seminário no Rio de Janeiro levaram o que aprenderam lá aos demais diretores de escolas da região do Barreiro. Foto: Lígia Souza ACS/SEE

Fátima Terezinha Ramos da Costa, diretora da Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel, também levou aos demais diretores o que aprendeu. Hoje, ela ministrou oficina de poesia concreta. “Aprendemos com o oficineiro uma forma de desenvolver o talento dos alunos a partir de objetos, fazendo a poesia. Isso aproxima o aluno dos objetos que o cercam. Acho que essas informações vão enriquecer as aulas dessas escolas, porque para mim também foi muito rico”.

Para José Roberto dos Santos, diretor da Escola Estadual Celso Machado, o Fórum vai enriquecer o trabalho das escolas. “É um momento muito rico, de troca, de partilha. Vamos receber as informações, inclusive com oficinas. A educação integral é um desafio muito grande, porque os alunos passam dez horas dentro da escola. Temos que ser profundamente dinâmicos para que a escola não se torne muito cansativa”.

No Barreiro, os diretores de escolas estaduais — 25 no total — trabalham junto com a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, que coordena as unidades escolares da região, para compartilharem as experiências de gestão.

Alinhamento

O encontro é também uma oportunidade de os diretores das escolas alinharem a forma como a educação integral é trabalhada em suas escolas às propostas da nova gestão da Educação em Minas Gerais, que pretende ir além do reforço escolar e buscar os espaços fora dos muros da escola. “Antes era dentro de uma sala de aula. Agora é uma visão mais ampla, da diversidade, de aproveitar essa cultura da nossa comunidade, dos agentes culturais que temos, das potencialidades dessa cidade educadora que temos. Estamos redesenhando uma proposta, quebrando alguns paradigmas de educação integral, com um ressignificado”, destaca a diretora da Escola Estadual Padre João Botelho, Eliane Oliveira França.

Enviar para impressão