Encontro é realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais
Os desafios da Educação do Campo serão discutidos até a próxima sexta-feira (10/07), em Belo Horizonte, durante o “II Encontro Estadual de Educação do Campo: da luta pelo direto à conquista da política pública”. O evento é realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e contou, em sua abertura (08/07), com participação da secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.
Macaé Evaristo participou da mesa “Avanços e Desafios da Educação do Campo em Minas Gerais”. “Os desafios não são apenas da Educação do Campo em Minas, mas de todo o Brasil. O primeiro está relacionado ao ensino médio, porque nós sabemos que tem um número muito grande de jovens que não conseguimos alcançar com as nossas políticas de escolarização. Temos desafios relativos à formação de professores, apesar de que nos últimos anos nós avançamos muito com os cursos em licenciatura da Educação do Campo. Temos desafios ainda ligados ainda a investimento, infraestrutura e material didático. É importante pensar um material pedagógico que seja mais adequado e contextualizado para a realidade das populações do campo no nosso Estado”, ressaltou a secretária. A rede estadual de Minas Gerais conta com 335 escolas do campo.
O Encontro é voltado às lideranças sindicais, estudantes, representantes de órgãos públicos, universidades e demais movimentos sociais do campo. A programação conta com diferentes palestras, oficinas, grupos de trabalhos e debates. Ao final do encontro, será criado um documento base onde serão elencadas as propostas discutidas pelos participantes, como explica a diretora de Políticas Sociais e Previdência da Fetaemg, Maria Alves.
“É um encontro que vem pautar a articulação dos trabalhadores rurais com outras instituições e movimentos sociais para garantir o acesso às políticas públicas de forma universal. Com o encontro, pretendemos articular as diretrizes deste encontro em um documento base que pautará as nossas demandas”, afirmou Maria.
Programação
No primeiro dia (08/07), houve uma mesa redonda sobre os “Avanços e Desafios da Educação do Campo em Minas Gerais”. No segundo dia (09/07), será realizada uma oficina pedagógica sobre a “Pedagogia da alternância como estratégia de implementação da educação do campo” e uma mesa redonda sobre a “Licenciatura em Educação do Campo: Perspectivas e desafios para a formação de educadores (as) do campo”. Já no terceiro e último dia (10/07), haverá a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes na oficina e a leitura do documento base do encontro.