Marchinhas e brincadeiras no carnaval remetem a tempos outros, de alegrias e sabores diferentes dos atuais. Parte desta memória será revitalizada nesta semana de festividades pelas escolas e conservatórios da rede estadual. Localizada na Lagoinha, região central de Belo Horizonte, a Silviano Brandão leva, pela primeira vez, alunos para os desfiles das escolas de samba da capital. Cerca de 30 estudantes participam do cortejo da Escola de Samba Unidos do Guarani, cujo enredo exalta a fé do brasileiro em Nossa Senhora do Rosário. A apresentação está marcada para as 22 horas de domingo, dia 18, na via 240, bairro Tupi.

Na próxima sexta-feira, dia 16, às 10 horas, os alunos da Escola Estadual José Mendes Júnior, que fica no bairro Serra, irão confeccionar máscaras. Será promovido um concurso e cada uma das oito turmas vai montar as máscaras com diferentes temas. Durante todo o mês, os professores de artes realizam com os estudantes pesquisa sobre a história das máscaras.

O tradicional grito de carnaval da Escola Estadual Álvaro Laureano Pimentel, que fica no bairro Cardoso, em Belo Horizonte, também será realizado no dia 16, às 15 horas. As 21 turmas da escola irão desenvolver atividades diferentes, a partir dos temas: A terra pede socorro, Discriminação racial e Fome. Os alunos irão confeccionar fantasias e máscaras e a escola será toda enfeitada.

O Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, (CEMVA), de Varginha, no sul do estado, promove entre seus 1557 alunos o sétimo Carnafolia, que tem repertório composto por marchinhas carnavalescas. Na quarta-feira, dia 14, haverá matinê para as crianças, a partir das 9h, no auditório do Conservatório. Às 19h30, na Praça João Pessoa, centro, a animação do evento ficará por conta dos alunos de Teatro.

Diamantina, nacionalmente conhecida por sua história e tradição festeiras, que atraem turistas de todo país, valoriza os antigos carnavais através do desfile do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita. Na quinta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, mais de 500 alunos percorrem as ruas entre a escola de artes e o antigo mercado com instrumentos de percussão e sopro, entoando marchinhas tradicionais.

Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, vai celebrar as músicas de folias de outrora com o Grito de Carnaval do Conservatório Estadual de Música Professor Theodolindo José Soares. A festa será nesta quinta, dia 15, a partir das 18h, no auditório da escola. Cerca de 300 alunos participam da comemoração.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Mais informações.

Enviar para impressão