Até o final do ano, mil professores de escolas estaduais e municipais serão capacitados
Nesta sexta-feira (03/07) foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o “I Seminário Escola da Terra”. O evento marcou o início da capacitação de cerca de mil professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais que atuam na educação do campo com turmas multisseriadas.
“O seminário representou a abertura do programa no Estado e contou com a participação de representantes das prefeituras municipais e dos formadores locais. Nesse evento, informamos a proposta de trabalho que montamos em parceria com a UFMG e como será feito o monitoramento das ações”, ressaltou coordenadora estadual do Programa e servidora da Secretaria de Estado de Educação, Érica Fernanda Justino.

O curso será ministrado tendo como referência a proposta da alternância, ou seja, parte do curso será realizada na universidade e a outra parte na comunidade onde os educadores atuam. Os cursistas também contarão com uma plataforma que será dedicada ao debate de diferentes temas. A capacitação tem carga horária de 180h.
Ao todo, 16 municípios fizeram a adesão ao “Programa Escola da Terra”. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem por objetivo promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades. O Programa oferece apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades, e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.