No hotsite “Saúde da Mulher Servidora” servidoras têm acesso a vídeo-aulas e textos sobre saúde preventiva, dicas de saúde, entre outros

O Governo de Minas Gerais conta com uma ferramenta que oferece às servidoras do Estado um espaço com informações confiáveis sobre o cuidado com a saúde: o hotsite “Saúde da Mulher Servidora”. O espaço é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional. No Estado de Minas Gerais, as mulheres representam aproximadamente 80% dos servidores.

No hotsite, as servidoras têm acesso a vídeo-aulas e textos sobre saúde preventiva, dicas de saúde, relatos de experiências de servidoras que colocam em prática o autocuidado e usufruem dos seus benefícios, além de informações regionalizadas sobre a disponibilidade de serviços de saúde e respostas a questionamentos comuns à saúde da mulher.

A cada mês, um tema é discutido na página. Em junho, “A comunicação: chave para a saúde nos relacionamentos” foi o assunto abordado e contou com depoimentos de duas servidoras da Educação. Tânia Mara de Camargo, diretora da Escola Estadual Melo Viana, em Belo Horizonte, ressaltou em seu depoimento a importância da escuta. “Em minha gestão, tento ouvir mais e retirar das pessoas seus pensamentos mais singulares, para daí articular os meus pensamentos e torná-los, então, palavras”.

Já a servidora da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, Terezinha Lisieux, destacou que “para manter a harmonia entre o bem-estar físico e mental, é necessário equilibrar a convivência com os colegas de trabalho e com os familiares”.

O hotsite faz parte das ações do programa “Saúde da Mulher Servidora” que vem promover ações destinadas à prevenção e promoção da saúde das servidoras, dando ênfase à importância do zelo pela segurança e manutenção da própria saúde, abordando conceitos relacionados à motivação profissional, à organização do trabalho e à valorização do bem estar individual e coletivo.

Enviar para impressão