Superintendentes, assessores pedagógicos e analistas educacionais discutiram diferentes temas do dia a dia da educação mineira

Desde o dia 09 de junho, os superintendentes regionais de ensino, os assessores pedagógicos e os analistas educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino estão discutindo temas do dia a dia da educação mineira. Hoje (11/06), durante o encerramento das capacitações, foi ressaltada a importância do preenchimento correto dos dados do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e do Educacenso. O encontro foi realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

Em sua fala de abertura, o secretário Adjunto de Estado de Educação, Antônio Carlos Ramos Pereira, destacou que a capacitação deve chegar até as escolas. “Esse evento que estamos encerrando hoje só vai ter valor se nós tivermos a capacidade de fazer com que ele chegue também nas escolas. Se ele não se desdobrar, ele acaba se perdendo”.

Já a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, ressaltou que a construção de uma educação de qualidade deve contar com a participação de todos. “Não estamos com as propostas definidas. Nós temos os eixos que norteiam os nossos trabalhos e temos ações e metas já indicadas, mas a construção cotidiana deve ser feita por todos nós”.

Encontro contou com a participação dos superintendentes regionais de ensino, dos assessores pedagógicos e dos analistas educacionais das 47 SREs. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Capacitação

No encerramento do evento, foi pontuada a importância do preenchimento correto das informações do Simade e do Educacenso. “O preenchimento das informações consiste em uma parceria nossa com as regionais, por isso vamos fazer uma explanação mais geral dos dois sistemas e mostrar as potencialidades de cada um deles”, conta a superintendente de Informações Educacionais, Liège Cardoso de Araújo.

O Educacenso é um sistema on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados do censo escolar. As escolas da educação básica têm até o dia 12 de agosto para preencher os dados no sistema. Nas redes municipais e privadas de Minas Gerais, são os gestores das escolas que preenchem o sistema. Já na rede estadual de ensino informações são registradas no Simade e a própria Secretaria de Estado de Educação faz a migração dos dados para o sistema Educacenso.

A analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, Élida Graciele Silva Vieira de Oliveira, participou dos dois dias de capacitação e no encontro final destacou que a importância da troca de experiências. “Trouxemos uma relação de dúvidas e algumas sugestões. Foi uma troca de experiência muito grande e produtiva. Vamos levar todas as orientações para as escolas e esclarecer todas as dúvidas que elas tiverem”, destacou.

Leia mais: 

Secretaria realiza terceiro encontro gerencial com superintendentes das 47 regionais

Sistema Mineiro de Administração Escolar e Educacenso são temas de capacitações promovidas pela Secretaria

Assessores pedagógicos da rede estadual são orientados sobre as novas diretrizes educacionais da Secretaria de Educação

Enviar para impressão