Encontro é voltado aos representantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino

Até o dia 11 de junho, cerca de 100 servidores que atuam nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) participam de capacitação voltada a discutir o Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e o preenchimento do Educacenso. A capacitação acontece na Escola Estadual Mauricio Murgel, em Belo Horizonte.

“Temos aqui representantes de todas 47 Superintendências. O objetivo da capacitação é atualizar as informações referentes ao Simade, sistema da Secretaria de Estado de Educação, e ao Educacenso. É um momento propício para troca de experiências”, destacou a superintendente de Informações Educacionais, Liège Cardoso de Araújo.

O Educacenso é sistema on-line do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que visa coletar, organizar, transmitir e disseminar os dados do censo escolar. As escolas da educação básica têm até o dia 12 de agosto para preencher os dados no sistema. Nas redes municipais e privadas de Minas Gerais, são os gestores das escolas que preenchem o sistema. Já na rede estadual de ensino informações são registradas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e a própria Secretaria de Estado de Educação faz a migração dos dados para o sistema Educacenso.

Encontro foi realizado nesta terça-feira, em Belo Horizonte. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 Mesmo a Secretaria possuindo um sistema próprio, os servidores das Superintendências são os responsáveis por auxiliar as demais redes de ensino no preenchimento dos dados. A diretora de Informações Educacionais da Secretaria, Joyce Rodrigues, destaca a importância do repasse das orientações para as redes privadas e municipais. “São esses dados que irão subsidiar todos os programas federais e as tomadas de decisão do governo, por isso, é vital que as informações repassadas aqui cheguem a todas as escolas de forma clara”.

Segundo a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, Bernadete Silva, o repasse das orientações para as redes municipais e privadas já está agendado para a próxima semana. “Com a experiência que temos, já preparamos um material para fazer o repasse. Desse encontro, vou levar as novidades e as mudanças e incluir nessa orientação. Nossas capacitações estão marcadas para a próxima semana”, conta. A regional de Itajubá possui 236 escolas, entre estaduais, municipais e privadas, distribuídas por 21 municípios.

As informações apresentadas no Censo são usadas, dentre outras ações, para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para o envio de livros didáticos para a escola, transporte escolar e alimentação.

Simade

O Sistema Mineiro de Administração Escolar é dinâmico, ou seja, a escola pode atualizar as informações sobre a vida escolar de alunos e funcionários sempre que houver mudança e, com isso, mantém seus dados em dia, além de tornar a gestão escolar transparente para a Secretaria e Superintendências Regionais de Ensino.

Enviar para impressão