Superintendência de Pouso Alegre realiza ‘Primeiro Encontro com Escolas de Unidade Prisional e das Apacs’

Discutir as diretrizes pedagógicas a partir das especificidades educacionais. Com este objetivo, a Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre realizou ontem o ‘Primeiro Encontro das Escolas de Unidade Prisional e das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs)’. Durante o encontro, os participantes analisaram o currículo, o regimento escolar, o quadro de pessoal e a proposta pedagógica que hoje são adotadas nessas escolas. “Estamos em um processo de reformulação pedagógica. Existe um grupo da Secretaria de Estado de Educação e da Secretaria de Estado de Defesa Social que está fazendo essa discussão e nós queremos apresentar as contribuições da nossa regional para esse trabalho”, explica a diretora educacional da SRE de Pouso Alegre, Andréa Silva Adão Reis. O material produzido será encaminhado à Secretaria de Educação.

A Superintendência de Pouso Alegre conta com quatro escolas em unidades prisionais e uma escola de Apac. De acordo com a diretora educacional, essa reformulação é necessária, pois a educação deve estar associada às especificidades dessas escolas. “Hoje, a proposta pedagógica está associada ao ensino regular, mas ela deve contemplar as peculiaridades dessas escolas como o horário, por exemplo”, lembra Andréa.

O encontro contou com a parceria da representante da Diretoria de Ensino e Profissionalização da Secretaria de Estado de Defesa Social e a participação de diretores de escolas estaduais, profissionais da educação, além de analistas educacionais e inspetores da SRE de Pouso Alegre.

Diretrizes de trabalho

Na Superintendência de São Sebastião do Paraíso, diretores das 42 escolas estaduais dos 16 municípios que fazem parte da jurisdição da regional reunira-se para alinhar as ações educacionais. Temas como o cadastramento escolar e a educação integral integraram a programação do encontro realizado ontem. “Também foi um momento de socialização, alinhamento de ações, onde discutimos o papel do gestor e a necessidade de um planejamento eficaz frente aos desafios do dia-a-dia da gestão da Escola Pública”, lembrou o diretor educacional da SRE de São Sebastião do Paraíso, Danilo Manoel dos Santos Barbosa.

Além dos gestores das escolas estaduais, o encontro contou com a participação de representantes das Diretorias de Pessoal, Educacional e Administrativa e Financeira da regional, onde cada setor apresentou o seu planejamento para o ano de 2015.

(Foto de Capa: Reunião realizada pela Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso)

Enviar para impressão