Escolas interessadas em participar poderão se inscrever até a próxima segunda-feira

A unidade de Divinópolis da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está com inscrições abertas para visitas orientadas e participação em oficina sobre educação patrimonial no Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (37) 3229-3561 ou pelo e-mail: memoria@divinopolisuemg.com.br. As atividades serão desenvolvidas na próxima semana, entre os dias 25 e 28 de maio.

Semana dos Museus

O Centro de Memória conta com um acervo de documentos, fotos, jornais, impressos, vídeos, entre outros, sobre a história e memória da região de Divinópolis. Durante esta semana, o Centro participou da “13ª Semana Nacional dos Museus”. De acordo com a coordenadora do Centro de Memória, professora Flávia Lemos, 513 alunos de nove escolas municipais e estaduais da educação básica de Divinópolis visitaram a unidade.

A interação do Centro de Memória com os alunos da educação básica foi possível a partir de uma reunião com a Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis. Acompanhada dos professores e pesquisadores do Centro de Memória José Heleno Ferreira e João Ricardo Pires, a coordenadora do centro solicitou o apoio das secretarias para a divulgação nas escolas. “Nós estamos oferecendo oficinas especificamente para as escolas de educação básica: duas são para a segunda fase do ensino fundamental e médio e uma é especialmente direcionada ao ensino médio. Estamos incentivando as escolas a fazerem uma visita orientada ao Centro de Memória e ver as exposições. A gente quer cada vez mais estabelecer esta parceria e fazer este contato com as escolas”, explica Flávia. Além do apoio das secretarias, foi feita uma parceria com as escolas que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid), do qual participam estudantes dos cursos de licenciatura da unidade.

O trabalho da equipe do Centro de Memória é importante para sensibilizar os alunos do ensino fundamental e médio acerca do que é a memória e a história para que eles possam conhecer o patrimônio da região. E, para isso, uma ferramenta importante foi lançada nesta semana: o EmRedes – Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro. “Eles podem acessar da casa deles ou da escola, e é uma ferramenta importante de trabalho, utilizada na educação pra falar da memória e da história da região. E o próprio contato com a universidade já estabelece uma relação de maior proximidade”, conclui Flávia.

(Com informações da Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis)

Enviar para impressão