Em reunião realizada na Cidade Administrativa, 26 estudantes conheceram um pouco mais do panorama da educação mineira

“O Sistema Organizacional e Cultural da Educação em Minas Gerais” esse foi o tema da palestra ministrada pela secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, a um grupo de intercambistas que participam do “Dialogue of Civilizations”. O programa da Universidade Northeastern de Boston, Massachusetts, tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.

A palestra foi apresentada a 26 alunos de diferentes cursos da universidade Northeastern. “É muito importante para a juventude poder conhecer outras culturas. Apresentei um panorama da educação em Minas Gerais e no Brasil e eles perguntaram sobre diferentes questões. Também demonstraram uma preocupação muito grande sobre os temas relacionados ao preconceito, a discriminação e quiseram saber se esses fenômenos também acontecem no Brasil”, destacou a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo.

Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, na Cidade Administrativa. Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG

Para a aluna do curso de Comércio da Universidade Northeastern, Sharmine Sakataly, a palestra foi muito esclarecedora. “A educação não é só números. Tem muitos aspectos importantes que devem ser levados em consideração e a secretária mostrou isso”, conta.

Essa é a terceira edição do programa e é a primeira vez que os alunos têm a oportunidade de se reunir com uma secretária de Estado de Educação, como ressalta a diretora do Programa, Simone Elias. “Estamos fazendo o programa em parceria com o Estado, antes tinha mais como foco no município. Foi daí que surgiu a ideia de trazê-los para uma reunião com a secretária Macaé Evaristo. Essa foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de proporcionar esse encontro”, afirma.

O intercâmbio é realizado em parceria com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e durante os 32 dias que os alunos ficaram em Minas Gerais eles terão aulas de Português e farão visitas a empresas e a pontos turísticos do Estado.

Enviar para impressão