Durante o “Torneio Interminiempresas”, os estudantes decidiram sobre preço, investimento em Marketing, melhoria do produto, entre outros

Cerca de 100 estudantes de escolas estaduais e privadas de Belo Horizonte participaram esta semana de um torneio com foco na realização de atividades voltadas ao empreendedorismo. No “Torneio Interminiempresas”, os estudantes decidiram sobre preço, quantidade a ser produzida, investimento em Marketing, melhoria do produto e aumento da capacidade de fábrica. As decisões eram analisadas e os melhores desempenhos apontados.

A aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Dutra, Lorena Costa Araújo, esteve entre os participantes do torneio. Ela destaca que colocou em prática durante a competição o que aprendeu no programa Miniempresa, da Junior Achievement. “Tínhamos cinco minutos para responder cada questão. Usamos muito conhecimento lógico e o que já tínhamos aprendido no Miniempresa”, conta. A estudante e seus colegas desenvolvem um projeto com foco na confecção de abajur com garrafas de vidro reciclado.

O torneio contou com a participação das escolas que participam programa Miniempresa: Escola Estadual Presidente Dutra, Escola Estadual Ordem e Progresso, Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, Escola Estadual Mauricio Murgel, Colégio Regina Pacis, Colégio Santa Dorotéia, Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio Dona Clara, Escola Alternativa, Colégio Helena Bicalho, Colégio Maximus Palmares, Colégio Claretiano, Colégio Nossa Sra. do Monte Calvário.

O Miniempresa

O programa é realizado durante quatro meses. A empresa fictícia criada pelos alunos tem suas 'ações' vendidas, de acordo com o capital inicial estipulado, e paga 'impostos' que simulam os tributos pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos 'impostos' é revertido para uma instituição escolhida pelos alunos participantes.

Com a estrutura da organização pronta, aprendem a fazer o produto que será comercializado. Depois, expõem seus produtos em uma feira, normalmente realizada em shoppings, que representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que os estudantes têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas.

Ao final, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

Junior Achievement

Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Hoje está presente em mais de 120 países, em todas as capitais dos estados brasileiros e atende mais de 10 milhões de jovens por ano, preparando-os para serem futuros empreendedores.

Foto de capa: Divulgação Junior Achievement 

Enviar para impressão