Iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Organização Não Governamental Oficina de Imagens
Nesta quinta-feira (21), cerca de 150 educadores e gestores das redes públicas estadual e municipal de Belo Horizonte participam do ‘1º Seminário Cinema, Cineclubismo e Educação em Direitos Humanos’. Durante o dia, os participantes debatem sobre a difusão de práticas político-pedagógicas que envolvem cinema e educação em direitos humanos. O seminário é realizado no PlugMinas — Centro de Formação e Experimentação Digital, em Belo Horizonte.
O seminário é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Organização Não Governamental Oficina de Imagens. “A proposta é fazer discussão da interface educação e cultura pensando as possibilidades de práticas educativas com as quais o audiovisual pode colaborar”, explica Nádia Rodrigues Pereira, coordenadora do Cineclube Sabotagem. O Cineclube é o projeto da Oficina de Imagens responsável pela condução do seminário.

Painéis expositivos, grupos de trabalho e uma sessão cinematográfica especial integram a programação do seminário. Os participantes também serão orientados sobre o uso do celular como instrumento de apoio pedagógico e formativo.
Afroconsciência e audiovisual
De acordo com Elzelina Doris dos Santos, servidora da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE, as oficinas são um instrumento de apoio importante para a prática do educador em sala de aula. “O audiovisual é um recurso que desperta o interesse dos alunos. Ao utilizá-lo, os professores poderão despertar a atenção dos estudantes para vários temas educacionais como o trabalho da Lei Federal 10.639/2003, ação que estamos incentivando com a campanha Afroconsciência”, destaca. A campanha é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).
A Federal 10.639/2003 estabelece as diretrizes para a inclusão no currículo oficial das escolas a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".