Em todo o país, 9.221 equipes participam da competição

Minas Gerais é um dos estados com o maior número de equipes participando da segunda fase da Olimpíada Brasileira de História do Brasil: são 755 equipes. Compostas por alunos de escolas públicas e privadas mineiras, as equipes estudam a história do Brasil a partir de textos, documentos, imagens e mapas. O conhecimento adquirido é utilizado para responder questões de múltipla escolha e na realização de diferentes tarefas. Ao todo, 9221 equipes participam da segunda etapa da competição.

A Olimpíada é dividida em cinco fases online que duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores. A última fase, que é presencial, será realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, São Paulo.

Para a fase final serão selecionados 1200 finalistas, que vão até a Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa, e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009 e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. A competição é elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas.

Enviar para impressão