Fórum tem por objetivo articular as instituições que fazem a formação a distância e presencial dos profissionais da educação
A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou na última quinta-feira (23-04) de sua primeira reunião como presidente do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado de Minas Gerais (Forprof). O órgão colegiado tem por objetivo articular as instituições que fazem a formação a distância e presencial dos profissionais da educação.
Na 22ª reunião ordinária do Forprof foi apresentada uma pesquisa referente às necessidades e demandas de formação dos servidores da Secretaria de Estado de Educação realizada pela Magistra e definido o calendário de reuniões do Fórum para 2015. Também foram discutidas as metas do Plano Nacional de Educação referentes ao ensino superior, como a meta 15 que visa garantir aos profissionais da educação a devida formação inicial, nos termos da legislação, e formação continuada em nível superior de graduação e pós-graduação, gratuita e na respectiva área de atuação.
Em sua primeira reunião como presidente do Forprof, Macaé Evaristo ressaltou a importância da educação superior trabalhar em conjunto com a educação básica. “A formação tem um papel estratégico e espero que a gente consiga nesse Fórum aprofundar em algumas temáticas importantes para educação mineira. Sabemos que Minas Gerais, do ponto de vista da educação superior, tem uma excelência no país e precisamos que essa excelência seja disponibilizada para educação básica”, conclui.
Forprof
O órgão colegiado tem entre suas atribuições articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas e ações de formação inicial e continuada desenvolvidas pelos membros do Fórum, subsidiar os sistemas de ensino na definição de diretrizes pedagógicas e critérios para o estabelecimento de prioridades para a participação dos professores em cursos de formação.
O Fórum tem em sua composição: representantes de instituições federais de ensino superior do estado, de universidades estaduais, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Públicas de Ensino Superior, de Núcleos de Ensino a distância/Centros de Educação à distância das públicas mineiras, da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação, e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.