Reunião foi realizada na tarde da última quarta-feira

As demandas da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (Amefa) foram apresentadas na tarde da última quarta-feira (22-04) à secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo. Os representantes da Amefa trouxeram uma pauta composta por dois itens para serem discutidos durante a reunião.

“Essa reunião tinha dois objetivos. O primeiro foi discutir a operacionalização do orçamento que já temos para 2015 de apoio às Escolas Família Agrícola e o segundo dar continuidade ás discussões e implementações de uma parceria com o Estado, que visa a melhoria nas escolas já existentes, mas também a construção de um plano de expansão das escolas de alternância”, ressaltou o secretário executivo da Amefa, Idalino Firmino dos Santos.

Reunião foi realizada na última quarta-feira. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

Essa foi a primeira agenda da secretária Macaé Evaristo, especificamente com a Amefa. “Foi momento importante, porque eles vieram trazer uma demanda de uma revisão do decreto que organiza e regulamenta a relação do Governo do Estado com as Escolas Família Agrícola, uma experiência importante que temos em Minas Gerais. São escolas que tem uma tradição de trabalho com a juventude que mora na área rural e que quer fazer cursos técnicos nessa área e nós precisamos apoiar. É especificamente no campo onde temos o maior déficit de atendimento educacional no ensino médio”, conclui.

Escolas Agrícolas

Minas Gerais conta com 20 Escolas Família Agrícola que atendem a 1.740 alunos. Essas escolas adotam a pedagogia de alternância. Parte da formação dos alunos ocorre nas salas de aula e parte no campo. O objetivo é dar a esses alunos uma formação que contribua para o desenvolvimento local sustentável, com referência na agricultura familiar.

Enviar para impressão