Agenda dá continuidade aos encontros já realizados com as entidades

Representantes de entidades ligadas ao movimento estudantil se reuniram, na tarde da última quarta-feira (22.04), com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e com membros da equipe da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O objetivo do encontro foi dar continuidade aos assuntos já apresentados pelos estudantes, bem como ouvir os novos questionamentos colocados pelos alunos. No encontro, estavam presentes jovens da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (Ames-BH), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Colegial de Minas Gerais (UCMG).

Entre os pedidos dos estudantes estão pontos como melhorias na infraestrutura das escolas públicas estaduais, adequação do currículo do ensino médio, bem como o apoio e a ajuda da SEE e da direção das escolas aos movimentos e aos grêmios estudantis, de maneira que possam legitimar, no ambiente escolar, as organizações que representam os alunos.

Estiveram presentes na reunião  jovens da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (Ames-BH), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Colegial de Minas Gerais (UCMG). Foto: Rose de Paula ACS/SEE

O diretor da comissão gestora da Ames-BH, Guilherme Marques, destacou o papel democrático do encontro e a importância do diálogo com a Secretaria. Segundo ele, “esse contato é de suma importância para realmente trocarmos experiências e termos a relação da gestão da Secretaria junto aos movimentos estudantis e, também, com o próprio estudante que está dentro da sala de aula”.

Na oportunidade, a Ames-BH entregou para a secretária alguns projetos desenvolvidos por representantes da entidade que buscam contribuir para as políticas públicas educacionais. Um deles trata da realização de oficinas culturais nas escolas. Todas as propostas apresentadas serão avaliadas.

Para a secretária Macaé Evaristo, essa reunião completa outras agendas já trabalhadas pela SEE e contribui para as discussões de programas de convivência democrática nas escolas. “A demanda do movimento estudantil é pela organização de grêmio nas escolas, uma maior participação dos estudantes, inclusive na discussão dos projetos pedagógicos e na reestruturação do ensino médio. Acho importante a gente ter aqui entidades com representação nacional, com representação metropolitana. Tenho certeza que vamos conseguir construir um bom trabalho com a participação do movimento estudantil”.

O objetivo do encontro foi dar continuidade aos assuntos já apresentados pelos estudantes. Foto: Rose de Paula ACS/SEE

Agenda permanente

A secretária Macaé ressaltou o compromisso da continuação do diálogo iniciado com o movimento estudantil. Segundo ela, “passaremos a ter agenda sistemática com os estudantes. Eu penso que o debate da política educacional não pode ser pontual. Então, se a gente faz uma agenda permanente podemos sempre trabalhar sobre as questões que os estudantes querem trazer, construindo juntos novas alternativas”.

Enviar para impressão