Será criada uma comissão intersetorial para desenvolver iniciativas na área
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) começou, nesta quarta-feira (22-04), uma roda de conversa com vários parceiros para discutir políticas de prevenção e combate à violência no ambiente escolar. Já ficou decidido que será criada uma comissão com representantes de todos os segmentos participantes da roda de conversa para discutir e apontar propostas de políticas sobre o assunto que possam ser adotadas.
A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, que abriu o evento, afirmou que o objetivo da iniciativa é “proteger a vida” e “garantir uma convivência democrática no ambiente escolar”. Ela lembrou que são várias as causas da violência e, por isso, são necessárias intervenções de vários setores da sociedade. “Nós queremos conhecer o que os diferentes setores estão pensando para aprofundar essa roda de conversa”, afirmou Macaé.

Segundo a secretária, é fundamental estabelecer políticas capazes de atrair e manter os jovens de 15 a 17 anos na escola. Ela lembrou que 14% da população mineira dessa faixa etária estão fora da escola. Outros 26% estão cursando o ensino fundamental e ainda não alcançaram o ensino médio.
Segundo Iara Viana, superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, “para garantir uma rede de proteção social das escolas é preciso que os atores envolvidos se articulem sobre um problema que não é outro senão o genocídio da juventude”. Iara destacou que a escola tem que ser “protagonista neste momento para ter condições de articular essa rede e estabelecer diretrizes que possam pautar uma política preventiva e garantidora de direitos para todos os sujeitos da comunidade escolar”.
Nas próximas rodas de conversas, a comissão deverá ser composta e apresentada aos atores da comunidade escolar.
Participaram do evento e confirmaram a intenção de integrar a comissão e desenvolver ações articuladas com a Secretaria de Estado de Educação o fundador do Observatório de Favelas, Educador e Ativista Social, professor Jaílson de Souza e Silva, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Walter Ernesto Ude Marques, a defensora pública e coordenadora do Mesc – Projeto de Mediação Escolar da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, a juíza de Direito Titular da Vara Infracional da Infância e Juventude, Valéria da Silva Rodrigues, além dos jovens participantes do Segurança Cidadã, Jogos Oasis e Mesc, Paulo Terrinha e Eron Xavier.
Confira o vídeo da reunião: