Professora Maria Angélica Antunes Ferreira leciona na Escola Estadual Laura das Chagas, em Belo Horizonte
Aperfeiçoar os conhecimentos da Língua inglesa a partir de uma experiência no exterior é o sonho de muitos educadores que lecionam a disciplina. Entre eles está a professora Maria Angélica Antunes Ferreira que trabalha na Escola Estadual Laura das Chagas Ferreira, em Belo Horizonte. O desejo de aprimorar seus conhecimentos na língua ficou mais perto com a sua classificação para a próxima etapa do programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação (Consed) e a Embaixada dos Estados Unidos e tem o objetivo de oferecer aperfeiçoamento para professores de inglês de diferentes lugares do mundo. A primeira fase desta edição do Ilep classificou 25 educadores de todo o país, a partir de uma avaliação de documentos apresentados pelos professores.
No material enviado os educadores falaram sobre os planos de aulas e os objetivos que motivaram em participar do programa. “Estava pensando que não tinha sido selecionada. Achei que não tinha dado certo, mas ainda bem que passei dessa fase. Meu objetivo é poder ser selecionada e ter a oportunidade de aprimorar a minha prática pedagógica”, deseja a professores que leciona o conteúdo há 20 anos.
Próximas etapas
Para a próxima etapa do Ilep, os professores selecionados devem fazer a inscrição no exame TOEFL. A Embaixada dos Estados Unidos fornecerá dados específicos para a inscrição no exame. Os professores deverão enviar o resultado no TOEFL até o dia 24 de maio para a Embaixada. Na fase seguinte, a Embaixada dos Estados Unidos e o Consed realizarão entrevistas orais com os candidatos com as melhores pontuações em todas as etapas. Depois, o Comitê de seleção em Washington irá revisar o material dos candidatos de todos os países participantes. A viagem dos professores selecionados está marcada para janeiro de 2016.
Aprimoramento profissional
O programa Líderes Internacionais em Educação ainda garante a cobertura das despesas do bolsista, como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio. O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.