Serão beneficiados mais de 500 estudantes de escolas públicas e privadas mineiras

Este ano, Alicia Veloso Coutinho Vilela terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em empreendedorismo de uma maneira prática. Ela e outros colegas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Antônia Valadares, em Divinópolis, já iniciaram a participação no programa Miniempresa, da Junior Achievement.

A iniciativa proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança.

Em 2014, os alunos da Escola Estadual Dona Antônia Valadares participaram do programa Miniempresa, da Junior Achievement. Crédito: Arquivo da Escola

“É a primeira vez que participo das ações do Programa. Já tivemos uma primeira aula e foi muito interessante, o que mais me chamou atenção foi a oportunidade de aprender mais sobre essa área e participar de todo o processo de produção”, ressalta Alicia.

Esse é o segundo ano que a Escola Estadual Dona Antônia Valadares participa do Programa e os estudantes já estão discutindo o produto que será trabalhado. “Já fizemos uma seleção de projeto e pedidos ajuda dos colegas para escolher o produto final. Ele será escolhido de acordo com a pesquisa de mercado feita na sala de aula”, conclui Alícia.

Este ano, o programa está sendo desenvolvido em 19 escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e dos municípios de Divinópolis e São Sebastião do Oeste. Entre as escolas participantes sete são da rede estadual de ensino.

Em 2014, os alunos da Escola Estadual Dona Antônia Valadares produziram uma almofada para viagem. Crédito: Arquivo Escola

 

O Miniempresa

O programa é realizado durante quatro meses. A empresa fictícia criada pelos alunos tem suas 'ações' vendidas, de acordo com o capital inicial estipulado, e paga 'impostos' que simulam os tributos pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos 'impostos' é revertido para uma instituição escolhida pelos alunos participantes.

Com a estrutura da organização pronta, aprendem a fazer o produto que será comercializado. Depois, expõem seus produtos em uma feira, normalmente realizada em shoppings, que representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que os estudantes têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas.

Ao final, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

Junior Achievement

Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Hoje está presente em mais de 120 países, em todas as capitais dos estados brasileiros e atende mais de 10 milhões de jovens por ano, preparando-os para serem futuros empreendedores.

Enviar para impressão