27 escolas de Minas foram selecionadas para participar da Febrace; sete delas são da rede estadual

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), mostra de trabalhos de alunos da educação básica, é realizada a partir de hoje na Universidade de São Paulo (USP). Sete escolas da rede estadual mineira foram selecionadas e seus alunos, com os professores que os orientaram, terão a oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolveram em sala e conhecer projetos de outros estudantes de todo o País.

Entre os alunos que viajaram a São Paulo para a Feira está Gabriel Eurípedes de Jesus Farias, que terminou o 3º ano do ensino médio no ano passado na Escola Estadual Lourdes de Carvalho, de Uberlândia. O projeto desenvolvido por ele, ‘Uso de Câmera Fotográfica na Educação Matemática: Fotografando e Descobrindo a Presença da Matemática no Cotidiano’, venceu a Feira Ciência Viva, realizada em Uberlândia, e foi inscrito na Febrace.

Para a sua pesquisa, Gabriel deu uma aula de Matemática teórica para os alunos do 7º ano do ensino fundamental e depois os levou para um trabalho prático na escola, em que tiravam fotografaram elementos relacionados a determinados conceitos matemáticos. A vontade de trabalhar o tema dessa forma veio de sua própria experiência ao longo da educação básica. “Um problema que identifiquei ao longo de minha vivência escolar e que muitos estudos abordam é a grande dificuldade que os alunos possuem em aprender os conteúdos da Matemática. Uma das causas apontadas por diversos autores para essa dificuldade é a falta do estabelecimento do vínculo entre a disciplina e a realidade vivenciada pelos alunos”, explica o aluno.

Assista abaixo o vídeo criado por Gabriel sobre seu projeto:

Com seu projeto, Gabriel teve uma amostra de como é ser professor, profissão que pretende seguir. “Tenho esse objetivo desde minha infância, e essa amostra do trabalho de educador me deu mais motivação para percorrer esse caminho. Foi muito gratificante ver o processo em que os alunos constroem o próprio conhecimento e participar dessa construção como um mediador”, afirma o estudante, que começa na semana que vem o curso de Matemática na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Outro projeto classificado para ser apresentado em São Paulo é de Mateus Leme, município da região metropolitana da capital. O projeto ‘Aplicação da Planta Babosa na Indústria Alimentícia’ foi inscrito na feira nacional depois de ter ficado em primeiro lugar na feira da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, a primeira que a instituição realizou.

Na primeira edição da Feira de Ciências e Tecnologia (Fecitec), os alunos levaram a planta e produtos feitos a partir dela, como sabonete líquido, sabão de lavar louça e base com água para o cabelo. Em suas apresentações, eles falaram dos benefícios da planta, como a ação hidratante, a ação como regeneradora celular e como ajuda em casos de doenças na pele e de estômago.

Depois de terem sido selecionados, os alunos da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro continuaram trabalhando na pesquisa. Foto: Arquivo da Escola

Depois que foi selecionado para a Febrace, em janeiro esse ano, o trabalho não parou. A pesquisa feita para a feira da escola teve que ser aperfeiçoada para a nova apresentação. “Nós melhoramos o projeto e focamos na indústria alimentícia. Também fizemos mais experiências pra comprovar a nossa pesquisa”, conta Pedro Henrique Ferreira Duarte, um dos três alunos que vai representar a escola na Febrace.

Clique aqui e confira a lista completa dos projetos de escolas mineiras que foram selecionados para participarem da Febrace.

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

Desde 2003, a feira é a responsável pela seleção dos projetos que fazem parte da Delegação Brasileira que participa da International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), realizada anualmente, em maio, nos Estados Unidos.

Enviar para impressão