Em Minas Gerais, 40 projetos foram selecionados

A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou em seu site a lista dos projetos e respectivos preparadores aprovados para iniciar as ações do programa ‘Obmep na Escola’ em 2015. Foram aprovados apenas aqueles que atenderam a todos os critérios exigidos pela banca examinadora dos projetos e entregaram corretamente toda a documentação exigida. Confira aqui a lista dos projetos selecionados

Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da Obmep, tais como provas e Bancos de Questões.

Ao todo, 410 projetos de todo o país foram selecionados. Destes, 40 são de Minas Gerais. Os preparadores que tiveram seus projetos aprovados receberão uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no valor mensal de R$ 765,00 para realizarem suas atividades.

De março a julho de 2015, a Obmep promoverá oficinas mensais para familiarizar os preparadores com o material didático elaborado pela Olimpíada e para estimulá-los a utilizar este material em sala de aula. O preparador deverá enviar a coordenação da Olimpíada um relatório mensal sucinto descrevendo as atividades realizadas.

Inscrições da Obmep

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Para que os estudantes possam participar, as escolas devem se inscrever no torneio. As inscrições das escolas públicas de todo o país devem se feitas, exclusivamente, pela internet, no site da competição, a partir do preenchimento da ficha de inscrição.

A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.

Calendário

Com três níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3: alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio), a OBMEP é dividida em duas fases.

Para a primeira fase da Obmep, cada escola indicará na ficha de inscrição apenas o número total de seus alunos inscritos em cada nível. Não há inscrição individual de alunos. As inscrições das escolas podem ser feitas até o dia 31 de março. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 02 de junho.

Entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, as escolas devem indicar, na página da OBMEP, os professores dos alunos classificados para a 2ª Fase. A aplicação das provas da 2ª etapa será no dia 12 do mesmo mês.

A divulgação dos premiados da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está marcada para o dia 27 de novembro de 2015.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática pura e Aplicada (Impa) voltada para o Ensino Fundamental e Médio. Promovida com recursos do Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Atualmente, a OBMEP mobiliza mais de 18 milhões de alunos de, aproximadamente, 47 mil escolas (localizadas em mais de 99% dos municípios).

Minas na liderança

Na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Minas Gerais ocupou, pela oitava vez consecutiva, o primeiro lugar no ranking de medalhas da competição, tanto no número total, quanto no número de medalhas de ouro. De acordo com o site da Olimpíada foram 153 medalhas de ouro, 413 de prata e 1.080 de bronze, totalizando 1.646 medalhas conquistas na última edição realizada.

Enviar para impressão