Iniciativa é uma parceria do Governo federal com a prefeitura de Contagem
No mês destinado às mulheres, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou do lançamento do ‘Projeto Mulheres Construindo Cidadania’, em Contagem. A iniciativa é uma parceria do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, com a prefeitura de Contagem. Macaé Evaristo foi convidada a participar do evento por ser uma mulher que ocupa um cargo de visibilidade social e que pode estimular outras na busca pelo reconhecimento.

Em seu discurso durante o evento, realizado na última sexta-feira (07), a secretária reconheceu os avanços conquistados pelas mulheres, mas destacou que ainda há muitos desafios no campo social. “Precisamos destacar o acesso feminino à educação. Hoje, do ensino fundamental ao superior, a mulher tem mais força, mas ainda há muitos desafios a serem conquistados, como no campo da igualdade, no mercado de trabalho e na política. A mulher tem que ter garantido o direito de escolher o seu destino e a educação é importante nesse caminho", disse.
Durante a cerimônia, foram distribuídos 50 kits para mulheres que participarão de um curso de construção civil. “As mulheres precisam ter igualdade na formação e nas oportunidades e o projeto que lançamos mostra isso”, destacou o prefeito Carlin Moura.

Para a coordenadora de Políticas para Mulheres de Contagem, Gabriela Romanelli, o curso abre as possibilidades de mostrar o direito da mulher em outro aspecto. “A política pública que existe hoje para a mulher tem um viés muito voltado para questão da violência doméstica. Nós queremos garantir os direitos dessa mulher, a partir da emancipação, da formação técnica e o curso vai auxiliar nisso”, avalia.
Momento para exercitar
O momento destinado às mulheres também contou com uma equipe de profissionais de Educação Física que realizou atividades aeróbicas e de dança com o público presente. O evento foi realizado na Praça Tancredo Neves, em frente à prefeitura de Contagem.