Novo prédio vai atender demanda dos moradores do bairro Shopping Park
Nesta semana, os mais de 1.200 alunos e funcionários da Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo, em Uberlândia, passam a frequentar novo endereço. A escola, que funcionava em um prédio na área central da cidade do Triângulo Mineiro, iniciou as atividades em um espaço construído no bairro Shopping Park, região onde residem os estudantes. A mudança foi recebida com satisfação pela comunidade escolar. “Antes, nossa escola atendia em um bairro da área central da cidade, mas o prédio não comportava todos os alunos. Parte dos estudantes tinha aulas em dois outros espaços cedidos pela prefeitura da cidade. Agora, nós já conseguimos atender todos eles aqui”, explica a diretora Divina Rosária Castelar Brito.

A entrega da obra provocava ansiedade na comunidade escolar. A construção do novo prédio ficou pronta em agosto de 2014, mas o alvará de funcionamento não foi liberado, pois os órgãos municipais responsáveis exigiram adequações. No início deste ano, a atual gestão da Secretaria de Estado de Educação intermediou o diálogo com a prefeitura de Uberlândia e conseguiu providenciar as adaptações necessárias e a liberação do prédio. “Nesta quinta-feira faremos uma visita para dar uma satisfação à comunidade sobre o tempo em que o prédio ficou pronto, mas não foi utilizado. Quero falar do empenho da Secretaria de Estado de Educação junto à prefeitura para conseguir que a escola iniciasse a atividade no novo prédio”, conta o diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Jakes Paulo Felix dos Santos. Além da construção do prédio, a escola conta com novo mobiliário. Cadeiras, carteiras, fogão, mesa e quadros estão entre os equipamentos que passam a compor o novo espaço da escola.
De acordo com a diretora, a demanda por uma escola estadual na região aumentou há três anos devido ao crescimento do número de habitantes no bairro que, segundo ela, possui cerca de 30 mil moradores. Essa mudança de cenário está relacionada à construção de um conjunto habitacional com quatro mil casas, a partir do programa Mina Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Outra questão apontada pela gestora é o deslocamento que os alunos tinham que fazer para chegar à escola. “Como ela funcionava no centro e os alunos residem no bairro, os estudantes tinham que fazer uso do transporte escolar que era realizado pelo município. O trajeto durava em torno de 15 minutos”, lembra Divina Rosária que está á frente da escola desde 2010.
Com um valor total de R$ 3.548.227,00 da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o novo prédio conta com 14 salas de aula; quadra poliesportiva coberta; três laboratórios, sendo dois de Ciências e um de Informática; sala de línguas; cantina, espaços para professores, secretaria e direção; além de banheiros e rampas com acessibilidade. “Estamos felizes em poder realizar o atendimento dos alunos neste novo espaço. É um prédio bonito, o mais bonito do bairro”, ressalta a diretora. A mudança dos alunos para o novo endereço foi comunicada aos pais a partir do envio um ofício circular.
História cinquentenária
A Escola Estadual Felisberto Alves Carrejo foi fundada há 52 anos. O seu nome é uma homenagem ao primeiro professor da cidade de Uberlândia. Dono de uma fazenda, ele criou uma escola no local para alfabetizar seus ‘conhecidos camaradas’. Atualmente, a escola atende a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.