Agenda com membros do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais destacou a importância em disseminar o trabalho da Lei 10.639 na rede estadual
A diversidade étnico-racial na educação básica mineira. O tema permeou a última agenda de reuniões da Secretaria de Estado de Educação (SEE) nesta sexta-feira (30). Em encontro com membros do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais (FPEDERMG), a secretária Macaé Evaristo buscou ampliar os canais de diálogos com os representantes para disseminar a importância da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, conforme estabelece a Lei 10.639 de 2003.

“O movimento negro apresenta uma agenda muito pertinente. Não é só uma reivindicação da garantia do direito que já está estabelecido pela Lei. Precisamos construir políticas educacionais que levem em consideração a perspectiva da diversidade e da inclusão”, destacou Macaé Evaristo sobre a primeira agenda com os representantes do Fórum.
Durante o encontro a secretária destacou ainda o papel da SEE junto ao Fórum. O órgão estadual irá constituir uma comissão com a participação do movimento social para desenhar uma política de implementação da Lei 10.639 para o sistema estadual de ensino.

Para a coordenadora do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais, Silvani Valentim, o primeiro encontro com a nova gestão da SEE foi positivo. “É uma avaliação muito positiva, de esperança e de confiança no trabalho sério e comprometido da secretária ao longo dos anos com a causa. A secretária já apontou a construção de uma comissão que vai dar continuidade aos trabalhos de forma democrática, intersetorial e interinstitucional dialogando com os outros movimentos sociais e com as universidades”, disse.
Fórum Permanente
O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado de Minas Gerais foi formalmente instituído em 2005 e contou com a participação da sociedade civil, das Secretariais Estadual e Municipais de Educação, do Movimento Negro e Movimentos Sociais.