Mais de 200 mil vagas são oferecidas em todo o país. Inscrições vão até o próximo dia 22

Estão abertas a partir de hoje as inscrições na edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu possibilita aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) a se candidatarem as vagas no ensino superior a partir do resultado obtido no exame. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação nesta edição, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. O prazo para os interessados em concorrer uma vaga vai até as 23h59 do próximo dia 22. O resultado da primeira chamada será no dia 26 de janeiro.

Em Minas Gerais, o Sisu oferece 24.900 vagas, em 754 cursos de 18 instituições públicas de ensino superior. Para se inscrever o candidato deve acessar o site: http://sisu.mec.gov.br/. A inscrição no Sisu deverá ser realizada com o número de inscrição e a senha no Enem 2014. Fica impedido de se inscrever o participante do Enem que tenha tirado zero na prova de redação.

Escolha dos cursos

Durante a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O interessado também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. Durante o período de inscrição, de 19 a 22 de janeiro de 2015, o candidato poderá modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Resultado e matrícula

O aprovado no Sisu terá de 30 de janeiro a 03 de fevereiro para efetuarem a matrícula na instituição onde passou. O candidato deverá levar os documentos exigidos para a matrícula exigidos por cada instituição. Quem não foi chamado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera no site do Sisu e concorrer às vagas do curso que colocou como primeira opção que não tiverem sido preenchidas. A partir de 11 de fevereiro as instituições de ensino superior vão realizar novas chamadas para preencher as vagas.

UFMG

Estudantes que participaram do Enem 2014 e que tenham obtido nota superior a zero na redação podem concorrer a uma das 3.565 vagas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com entrada no primeiro semestre de 2015. Para este ano, a UFMG reservou, nas duas edições, 2.392 das 6.279 vagas ofertadas em seus cursos presenciais de graduação, o que corresponde a 37,5% do total.

No Vestibular de 2013, quando a UFMG adotou pela primeira vez o sistema de cotas, foram reservadas 912 vagas (13,67%) das 6.670 ofertadas. Em 2014, a Universidade atingiu 25% das cotas, devendo concluir a meta de 50% das vagas reservadas para alunos oriundos de escolas públicas em 2016.

Podem concorrer às vagas reservadas os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escola pública no Brasil, além daqueles que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de testes de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

(Com informações Inep/MEC - Foto de capa: Divulgação)

Enviar para impressão